- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Sistema lançador múltiplo de foguetes Tornado-G das Forças Armadas da Rússia dispara contra alvos das Forças Armadas da Ucrânia na direção de Svatovo, durante a operação militar especial, foto publicada em 16 de maio de 2023 - Sputnik Brasil

577º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Além disso, recentemente, tanto em Kiev como na mídia ocidental, surgem relatos da "iminente contraofensiva" do Exército ucraniano. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, afirmou em 6 de julho que Kiev lançou uma tentativa de ofensiva em cinco frentes com concentração de grandes forças, contudo fracassou em todas.
Antigas primeiroRecentes primeiro
16:55 23.09.2023
Ucrânia deve sofrer de escassez de vidro a partir de outubro por falta de mão de obra, diz mídia ucraniana
16:04 23.09.2023
Alerta aéreo anunciado nas regiões ucranianas de Chernigov e Sumy
15:17 23.09.2023
Lavrov: quando as provisões do acordo de grãos russas forem executadas, serão retomadas as ucranianas
13:30 23.09.2023
Autoridades ucranianas anunciam alerta aéreo nas regiões de Carcóvia, Poltava, Sumy e Dnepropetrovsk
13:28 23.09.2023
Forças Armadas da Ucrânia dispararam 14 projéteis contra a RPD, segundo representação local
Segundo a representação no Centro Conjunto de Controle e Coordenação das questões relacionadas a crimes de guerra da Ucrânia (JCCC, na sigla em inglês) da República Popular de Donetsk (RPD), Gorlovka, Ozeryanovka e o distrito Kievsky de Donetsk foram atingidos por oito projéteis de artilharia de 152 e 155 milímetros e seis munições de fragmentação das formações armadas ucranianas entre as 16h40 e 17h30 (horário local, 10h40 e 11h30 no horário de Brasília)..
11:30 23.09.2023
Elon Musk desligou a rede de satélites do serviço Starlink sobre a Crimeia, diz chefe da inteligência militar ucraniana
Kirill Budanov, chefe do serviço de inteligência militar da Ucrânia, contou em declarações a uma revista norte-americana que o empresário norte-americano Elon Musk desligou sua rede de satélites Starlink sobre a Crimeia.
"É verdade que ele desligou seus produtos e serviços na Crimeia antes, mas há um outro lado dessa verdade. Todos estão cientes disso [...] Nesse caso específico a que todos estão se referindo, houve um desligamento da cobertura sobre a Crimeia, mas não foi naquele momento específico. Esse desligamento foi por um mês", disse Budanov, acrescentando que "durante todo o primeiro período" do conflito não houve cobertura por satélite.
Ele também disse que Kiev usa os produtos e serviços da Musk "de forma muito ampla", e que o desligamento deles levaria a "uma catástrofe".
10:48 23.09.2023
Tanque de batalha Abrams do Exército dos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2023
Operação militar especial russa
Chefe de inteligência ucraniano admite que tanques americanos Abrams 'não viverão muito' na frente
10:48 23.09.2023
08:59 23.09.2023
Militares russos destroem tanque Leopard com tripulação alemã
Batedores das Forças Armadas russas destruíram um tanque Leopard transferido para a Ucrânia com uma tripulação totalmente alemã, composta por membros das Forças Armadas da Alemanha, informou à Sputnik o comandante do grupo de reconhecimento das tropas russas que opera na direção de Zaporozhie.
06:46 23.09.2023
Grupo de assalto ucraniano é liquidado perto de Artyomovsk
Kiev perde um grupo de assalto, composto por mais de dez militares ucranianos, durante mais uma tentativa de assalto a posições russas no povoado de Klescheevka, perto de Artyomovsk (Bakhmut na designação ucraniana), na República Popular de Donetsk (RPD).
06:37 23.09.2023
04:04 23.09.2023
04:01 23.09.2023
Defesa antiaérea repele ataque de foguetes em Sevastopol
De acordo com informações preliminares, sistemas de defesa antiaérea foram acionados em Sevastopol, informou o governador da cidade Mikhail Razvozhaev em seu canal no Telegram.
"Destroços de foguetes caíram no cais na área de Sukharnaya Balka", disse ele.
02:29 23.09.2023
Infraestrutura crítica é danificada em Dnepropetrovsk
O chefe da administração regional militar de Dnepropetrovsk, Sergei Lysak informou sobre danos a uma instalação de infraestrutura crítica na cidade de Dnepropetrovsk.
Anteriormente, mídia ucraniana relatou sobre inúmeras explosões em Dnepropetrovsk.
02:23 23.09.2023
Rússia repele 4 ataques de grupos de assalto ucranianos em Donetsk
Na direção de Donetsk foram repelidos quatro ataques de grupos de assalto das Forças Armadas da Ucrânia, destruídos um comboio com equipamento militar e dois armazéns com armas, informou à Sputnik o chefe do centro de imprensa do agrupamento Sul Georgy Minesashvili.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала