DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Sinais de complexo e caótico sistema estelar triplo são detectados a 1.300 anos-luz

© Foto / Caltech/R. Hurt/IPACIlustração do planeta KOI-5Ab transitando através de uma estrela similar ao Sol, que faz parte do sistema estelar triplo
Ilustração do planeta KOI-5Ab transitando através de uma estrela similar ao Sol, que faz parte do sistema estelar triplo - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2023
Nos siga no
Cientistas chineses revelaram detalhes das mudanças periódicas em dois sinais de brilho de um sistema jovem de estrelas triplas, conhecido como GW Ori, detectando uma evidência importante da sua estrutura geométrica e evolução.
De acordo com o jornal South China Morning Post, o GW Ori é um sistema localizado na constelação de Orion, e abriga três estrelas, a GW Ori A e B, que orbitam entre si, e uma terceira estrela, a GW Ori C, que orbita suas duas irmãs a 1.300 anos-luz da Terra.
Durante o estudo, os cientistas encontraram dois sinais, com períodos de aproximadamente três e dois dias, respectivamente.
Estes sinais provavelmente foram originados pela rotação das manchas solares, semelhantes às manchas escuras do Sol, na superfície das estrelas binárias GW Ori A e B.
Além disso, os pesquisadores descobriram que os planos de rotação de GW Ori A e B são quase paralelos ao seu plano orbital no sistema binário que formam.
Encoberta pela estrela TYC 7215-199-1, a galáxia anã, denominada Peekaboo, ficou escondida durante décadas - Sputnik Brasil, 1920, 21.08.2023
Ciência e sociedade
Grupo espectral em céu cintilante a 28,7 milhões de anos-luz é registrado pelo Hubble (FOTO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала