- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Com indústria da Ucrânia em frangalhos, Zelensky anuncia produção de armas em parceria com os EUA

© AP Photo / Assessoria de Imprensa da Presidência UcranianaVladimir Zelensky em 17 de fevereiro de 2022
Vladimir Zelensky em 17 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2023
Nos siga no
A despeito de questionamentos e fracassos em sua estratégia de contraofensiva no conflito contra a Rússia, presidente ucraniano exaltou novo pacote de defesa e disse que teve conversas francas e detalhadas com congressistas americanos.
Embora a indústria bélica e a economia ucraniana estejam devastadas devido ao prolongamento do conflito com a Rússia, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, celebrou nesta sexta-feira (22) um pacto firmado com o governo dos Estados Unidos para a produção de sistemas de defesa.

"Encontrei-me com o presidente [Joe] Biden e sua equipe. Há um novo pacote de defesa: defesa aérea, artilharia, projéteis, equipamentos de engenharia. Existe também um acordo de longo prazo. Trabalharemos em conjunto para que a Ucrânia produza as armas necessárias juntamente com os Estados Unidos", disse Zelensky, em seu canal no Telegram.

Em seguida, Zelensky acrescentou um suposto desenvolvimento do país que governa, baseado na parceria estabelecida com membros do governo norte-americano.
Enfatizou, ainda, a geração de "empregos" tanto para os Estados Unidos quanto para a Ucrânia.

"Uma nova base industrial, novos empregos para ambas as nossas nações. Em particular, a Ucrânia poderá produzir sistemas de defesa aérea. Estamos nos preparando para criar um novo ecossistema de defesa em conjunto com os Estados Unidos, a fim de produzir armas que reforcem ainda mais a liberdade e a proteção da vida comunitária."

Na mesma mensagem, Zelensky exaltou as supostas "conversas francas e detalhadas" que teve com membros do Congresso dos EUA.
Vladimir Zelensky no Salão Oval da Casa Branca, em Washington D.C., onde se reuniu com o presidente americano, Joe Biden. EUA, 21 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Panorama internacional
Kiev admite que derrota é certa sem ajuda militar bilionária dos EUA

"Agradeço ao Congresso, a ambos os partidos, a ambas as casas. Hoje comecei meu dia na capital americana no Congresso, com conversas muito francas e detalhadas. Senti confiança, que é sempre a base da unidade. Houve perguntas claras e diretas de membros da Câmara dos Representantes e senadores. Houve respostas diretas", disse o presidente ucraniano.

As reuniões citadas por Zelensky tinham como objetivo pedir mais ajuda financeira a Washington, algo que congressistas americanos rejeitaram.
Mais cedo, fontes do Congresso americano informaram que parlamentares se negaram ativamente a aprovar o envio de mais dinheiro ao regime de Kiev.
Em carta enviada ao diretor do gabinete de Gestão e Orçamento, um grupo de senadores republicanos demonstrou preocupação em continuar financiando indefinidamente a Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала