- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Na ONU, presidente de Gana reivindica reparações pela escravidão

© AP Photo / Richard DrewNana Akufo-Addo, presidente de Gana, em discurso na ONU no dia 20 de setembro de 2023
Nana Akufo-Addo, presidente de Gana, em discurso na ONU no dia 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2023
Nos siga no
O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, afirmou que as nações participantes do tráfico de escravos deveriam pagar reparações financeiras aos países africanos. A fala foi feita durante seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira (20).
"Reparações devem ser pagas pelo tráfico negreiro", disse Akufo-Addo. Gana e outros países da costa oeste africana foram as principais fontes de mão de obra escrava do chamado comércio triangular, que enviou aproximadamente 12 milhões de africanos para a América.
Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, em Washington, D.C. - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2023
Panorama internacional
Escravidão moderna nos EUA? Mazelas não podem ser desculpa para exploração infantil, diz professor
As falas do presidente foram parte de um discurso maior sobre o impacto econômico do tráfico transatlântico e da exploração colonial no desenvolvimento da Europa e dos Estados Unidos. Para Akufo-Addo, está ocorrendo uma mudança na visão mundial sobre o assunto. No passado, os países teriam evitado encarar e discutir as consequências atuais do comércio de escravizados.

"É verdade que as gerações atuais não são as que se envolveram no comércio de escravos, mas esse grande empreendimento desumano foi patrocinado e deliberado pelo Estado, e os seus benefícios estão claramente entrelaçados com a arquitetura econômica atual."

Esta não é a primeira vez que o presidente ganês reivindica reparações. No ano passado, Akufo-Addo questionou os dois pesos e duas medidas utilizados pelos países na hora de debater a questão.
"Os nativos americanos receberam e continuam a receber reparações; famílias nipo-americanas, que foram encarceradas em campos de internamento na América durante a Segunda Guerra Mundial, receberam reparações. O povo judeu, 6 milhões dos quais morreram nos campos de concentração da Alemanha hitlerista, recebeu reparações", afirmou na época.
"Os efeitos do comércio de escravos foram devastadores para o continente africano e para sua diáspora, com todo o período de escravidão sufocando o progresso econômico, cultural e psicológico do continente", analisou o presidente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала