- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em reunião com Biden, Lula fala em colocar direitos dos trabalhadores no centro das discussões

CC BY 2.0 / Ricardo Stuckert / PR / Lula em encontro com Joe Biden, em Nova York. EUA, 20 de setembro de 2023
Lula em encontro com Joe Biden, em Nova York. EUA, 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2023
Nos siga no
Em encontro em Nova York, Lula discute com presidente americano parcerias para melhorar as condições dos trabalhadores, preservar o meio ambiente e fortalecer a democracia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quarta-feira (20) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Nova York. O encontro ocorre um dia após o discurso de Lula na Assembleia Geral das Nações Unidas e é o segundo entre os líderes; o primeiro ocorreu em fevereiro.
O encontro tinha como objetivo dois pontos: discutir propostas e parcerias para melhorar as condições dos trabalhadores; e destacar para os EUA o potencial da transição energética do Brasil.
Em mensagem divulgada nas redes sociais, Lula afirmou que a parceria Brasil-EUA em prol do trabalho digno terá cinco pontos essenciais:
proteção de direitos trabalhistas;
promoção do trabalho digno nos investimentos público e privado;
combate à discriminação no local de trabalho;
abordagens centradas nos trabalhadores na transição para as energias limpas;
uso da tecnologia e das transições digitais em prol do trabalho decente.
Lula também enfatizou que pretende colocar os trabalhadores no centro das discussões políticas.

"Vamos continuar a colocar o direito dos trabalhadores no centro das discussões de fóruns multilaterais, seja na OIT [Organização Internacional do Trabalho], na presidência brasileira do G20 ou na COP30."

Os líderes também discutiram o fortalecimento da democracia, a transição energética e a proteção do meio ambiente. Segundo informou o Palácio do Planalto, Lula destacou para Biden o potencial do Brasil para a transição energética.
Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante a 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, nos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2023
Operação militar especial russa
Zelensky fica constrangido na ONU após fala de Lula sobre Rússia

"É muito importante que os Estados Unidos vejam o que está acontecendo no Brasil neste momento histórico de transição ecológica, de mudança de matriz energética, do que o país tem de investimento em energia solar, eólica, biomassa, biodiesel, etanol, hidrogênio verde, ou seja, há uma perspectiva de trabalho em conjunto excepcional entre Brasil e Estados Unidos. É um novo tempo na relação entre Estados Unidos e Brasil, uma relação de iguais, soberana e de interesses comuns", disse o presidente.

Lula também alertou sobre os riscos à democracia gerados pela tendência de negação da política vista ao redor do mundo.

"Quando olhamos a geopolítica do mundo, percebemos que as oportunidades estão se fechando, e as democracias correm perigo porque a negação da política tem feito com que setores extremistas tentem ocupar o espaço em função da negação da política no mundo inteiro."

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала