- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China domina pesquisa em 80% das áreas críticas, conclui think tank da Austrália

© AFP 2023 / dpa / Michael Reichel / HandoutMatthias Zentgraf, presidente da CATL Europe (à esquerda), fala ao lado de Anja Siegesmund, ministra do Meio Ambiente da Turíngia (no centro), e de Bodo Ramelow, primeiro-ministro do estado alemão da Turíngia (à direita), durante o evento de abertura da primeira fábrica europeia da gigante chinesa de produção de baterias CATL em Amt Wachsenburg, Alemanha, 26 de janeiro de 2023
Matthias Zentgraf, presidente da CATL Europe (à esquerda), fala ao lado de Anja Siegesmund, ministra do Meio Ambiente da Turíngia (no centro), e de Bodo Ramelow, primeiro-ministro do estado alemão da Turíngia (à direita), durante o evento de abertura da primeira fábrica europeia da gigante chinesa de produção de baterias CATL em Amt Wachsenburg, Alemanha, 26 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.09.2023
Nos siga no
A China foi o país com maior número dos 10% de artigos mais citados em 19 das 23 áreas consideradas as mais importantes para a aliança AUKUS, revela uma pesquisa.
A China lidera a pesquisa tecnológica avançada em cerca de 80% das áreas críticas, incluindo hipersônica e drones submarinos, segundo um relatório de um think tank australiano, citado na sexta-feira (15) pela revista japonesa Nikkei Asia.
A classificação do Instituto de Política Estratégica Australiana (ASPI, na sigla em inglês) se baseia nos 10% de artigos acadêmicos mais citados entre 2,2 milhões publicados entre 2018 e 2022, com foco em áreas consideradas essenciais para a parceria de segurança trilateral entre os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália, ou AUKUS. Os EUA lideram as quatro tecnologias restantes.
No entanto, a China está à frente nos restantes 19, com 73,3% da produção de pesquisas de alto impacto para detecção, rastreamento e caracterização hipersônica, e 56,9% das pesquisas importantes em veículos subaquáticos autônomos.
A concorrência entre os Estados Unidos e a China é mais aferrada em áreas como inteligência artificial e tecnologia quântica.
Submarino nuclear chinês durante celebração do 60º aniversário da República Popular da China (RPC) - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2023
China testa 1º dispositivo com tecnologia 6G para caçar submarinos
Dos seis campos relacionados à IA, a China lidera em quatro, incluindo drones, enquanto os EUA ocupam o primeiro lugar na projeção e fabricação de circuitos integrados avançados. Com relação à tecnologia quântica, cada um dos países lidera dois de seus quatro campos. Os Estados Unidos têm uma liderança em sensores quânticos altamente sensíveis, que devem ter aplicações na computação quântica e na medicina, enquanto a China tem a vantagem na criptografia pós-quântica.
A China tem como objetivo se tornar uma das principais potências de fabricação do mundo até 2049, o ano do centenário da fundação da República Popular da China. Para isso, o país asiático se concentra em dez áreas, incluindo as novas tecnologias da informação, semicondutores, navios de alta tecnologia e ferramentas de controle numérico para robôs avançados.
O comunicado dos líderes do G7 da cúpula de maio de 2023 em Hiroshima, Japão, solicitou a circulação de talentos em tecnologia de ponta. Os líderes do Quad, composto por EUA, Japão, Austrália e Índia, também concordaram em promover investimentos em áreas críticas, como a tecnologia quântica, segundo a Nikkei.
A partir de 2022, os Estados Unidos assinaram o Ato CHIPS e Ciência de 2022 para promover o setor de fabricação no país, particularmente na área dos semicondutores, e, com a colaboração dos Países Baixos e do Japão, têm aplicado restrições cada vez mais duras sobre a exportação de chips e respectivas máquinas litográficas avançadas para a China, o que já provocou passos de retaliação por parte de Pequim, como critérios mais apertados para a exportação de certas terras-raras críticas para a produção de semicondutores.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала