- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente da Lituânia retira cidadania de patinadora olímpica aposentada por apoio à Rússia

© Sputnik / Vladimir AstapkovichMargarita Drobiazko e Povilas Vanagas participam de um show, Moscou, Rússia, 25 de dezembro de 2021
Margarita Drobiazko e Povilas Vanagas participam de um show, Moscou, Rússia, 25 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2023
Nos siga no
Ontem (15), Gitanas Nauseda retirou a cidadania lituana da patinadora Margarita Drobiazko. Drobiazko nasceu em Moscou e foi criada e treinada na então União Soviética, mas obteve a cidadania lituana em 1993, tendo representado Vilnius por cinco vezes em Jogos Olímpicos.
O conselho consultivo de cidadania do presidente votou a favor da remoção da cidadania da patinadora na quinta-feira (14), devido ao seu "apoio público à Federação da Rússia", segundo a Reuters.
Anteriormente, o Departamento de Migração do país disse que Drobiazko quebrou o seu juramento ao cooperar com a Rússia e, assim, "desacreditar a Lituânia". Apontou para o relacionamento profissional e pessoal dela com Tatiana Navka, patinadora artística, esposa do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Nauseda despojou Drobiazko e seu parceiro da condecoração estatal lituana no ano passado, depois que eles dançaram em um show de patinação em Sochi, na Rússia, apresentado por Navka.
© AFP 2023 / Franck FifeA dupla lituana Margarita Drobiazko e Povilas Vanagas apresentam sua dança obrigatória de dança no gelo durante a competição de patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 (foto de arquivo)
A dupla lituana Margarita Drobiazko e Povilas Vanagas apresentam sua dança obrigatória de dança no gelo durante a competição de patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2023
A dupla lituana Margarita Drobiazko e Povilas Vanagas apresentam sua dança obrigatória de dança no gelo durante a competição de patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 (foto de arquivo)
Juntamente ao seu parceiro lituano, Drobiazko representou a Lituânia em cinco Jogos Olímpicos. Sua maior conquista foi o quinto lugar em Salt Lake City em 2002.
Em uma apresentação ao conselho consultivo de cidadania, apresentada em russo, a patinadora disse acreditar que a sua dança em espetáculos no gelo na Rússia fortaleceu o prestígio de Vilnius no cenário mundial.
Ela acrescentou que tanto a Rússia quanto a Ucrânia "precisam de apoio emocional para evitar cair no ódio animalesco" e que parece que na Lituânia não existe liberdade de expressão.
"Pelo que entendi, sou acusado de não expressar publicamente a minha posição política. Mas não tenho o direito, de acordo com a Constituição da Lituânia, de não expressar a minha posição se não puder, não quiser ou não estiver pronto fazer isso?" complementou Drobiazko segundo a mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала