DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Indígenas rastreadores podem resolver charada de animais em gravuras de rastros antigos, diz estudo

© Foto / Richar Riveiro / PixabayArte rupestre (imagem referencial)
Arte rupestre (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2023
Nos siga no
Gravuras de rastros de animais e pegadas humanas aparecem em inúmeras tradições de arte rupestre pré-histórica em todo o mundo, de acordo com o novo estudo científico.
Por exemplo, a Namíbia é especialmente rica em arte rupestre de caçadores-coletores da Idade da Pedra Tardia, com muitas gravuras bem executadas de pegadas de animais e humanas.
Em novo estudo, pesquisadores pediram a ajuda de rastreadores indígenas do deserto de Kalahari para analisar pegadas de animais e humanas em arte rupestre nas montanhas de Doro Nawas, no centro da Namíbia Ocidental.
Assim, segundo cientistas, os rastreadores puderam identificar a espécie, o gênero, a faixa etária e até mesmo a perna específica correspondente às impressões de animais ou de humanos representadas em mais de 90% das 513 gravuras analisadas.
Obras de arte em uma caverna de 500 metros de profundidade conhecida como Cova Dones, localizada no município de Millares, na região de Valência, no leste da Espanha, 13 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2023
Ciência e sociedade
Pesquisadores descobrem arte rupestre paleolítica de 24 mil anos na Espanha (FOTOS)
Além disso, investigação revelou que a arte rupestre exibia maior diversidade na representação de trilhas de animais do que na representação dos próprios animais.
Os gravadores mostraram uma clara preferência por certas espécies e estavam mais inclinados a representar animais adultos em oposição aos juvenis, juntamente com pegadas masculinas sobre as femininas.
Essas descobertas revelam padrões discerníveis que provavelmente resultam de preferências culturalmente influenciadas, mas o significado preciso desses padrões permanece sendo um mistério.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала