- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cuba diz ao Brasil que não tem como pagar dívida e propõe moeda alternativa ao dólar ou commodities

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / CC BY 2.0Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez. - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2023
Nos siga no
Ao mesmo tempo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Cuba hoje (15), Havana sinalizou que não tem dinheiro para pagar suas parcelas de financiamento às exportações brasileiras junto ao BNDES.
O governo cubano disse a autoridades brasileiras que espera "algum tipo de flexibilidade" do governo Lula para conseguir retomar os pagamentos em atraso da dívida de US$ 538 milhões (R$ 2,6 bilhões), segundo a Folha de São Paulo.
De acordo com a mídia, na última segunda-feira (11), ocorreu uma reunião virtual com integrantes de órgãos do Executivo brasileiro e de bancos públicos para tratar da dívida de Cuba com Brasília. O encontro serviu como preparação para o diálogo sobre o tema entre as autoridades dos dois países.

"Autoridades do país externaram não possuir neste momento meios para o pagamento das suas obrigações. As autoridades teriam sinalizado esperar algum tipo de flexibilidade por parte do governo brasileiro — por exemplo, um haircut comparável ao recebido no tratamento da dívida do Clube de Paris em 2015 e, diante da escassez de dólares, uso de moedas alternativas ou recebíveis de commodities cubanas — para permitir a retomada dos pagamentos", diz o registro da reunião preparatória.

Haircut é um termo utilizado para redução de um valor em negociações financeiras. Já Clube de Paris é um órgão internacional que existe desde os anos 1950 para renegociar dívidas de países, relembra a mídia.
Cuba alega dificuldades financeiras profundas. Além de um duro embargo desde a Guerra Fria, a ilha enfrenta mais dificuldades comerciais por ter sido recolocada em 2021 na lista norte-americana de países patrocinadores de terrorismo.
Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba, se reúne com Celso Amorim, assessor especial do presidente brasileiro Lula da Silva, em Havana, Cuba, 18 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2023
Panorama internacional
Brasil e Cuba buscam retomar as relações bilaterais, diz Amorim em visita a Havana
Os atrasos dos pagamentos começaram em meados de 2016 e se agravaram a partir de 2018. Apesar de tentativas para a retomada dos pagamentos, não houve sucesso.
Para uma autoridade diplomática brasileira, falando sob reserva, a questão da dívida é central para a reaproximação com Cuba, que deixou de pagar as parcelas desde junho de 2018. Autoridades do governo Lula alegam que os cubanos deixaram de honrar seus pagamentos também devido ao afastamento entre os países.
O presidente já usou esse argumento em entrevista recente. Ele defendeu que o país é "bom pagador" e que vai honrar suas obrigações.
Lula - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2023
Notícias do Brasil
Lula diz que Venezuela e Cuba são 'bons pagadores' e defende estratégia econômica de China e Turquia
Na viagem de hoje (15), Lula deve ir acompanhado dos ministros Mauro Vieira, Nísia Trindade e Luciana Santos. O presidente participará na ilha da cúpula do G77+China.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала