DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Sem resultados, 'maiores monopolistas do mundo' apelam para regular IA no Senado dos EUA

© AP Photo / Jacquelyn MartinElon Musk, CEO da X, sai de uma reunião a portas fechadas com os principais CEOs de tecnologia para discutir as prioridades e os riscos relacionados à inteligência artificial, no Capitólio, em Washington, 13 de setembro de 2023
Elon Musk, CEO da X, sai de uma reunião a portas fechadas com os principais CEOs de tecnologia para discutir as prioridades e os riscos relacionados à inteligência artificial, no Capitólio, em Washington, 13 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2023
Nos siga no
Os líderes do setor de tecnologia dos Estados Unidos se reuniram com mais de 60 senadores americanos na quarta-feira (13) em uma sessão a portas fechadas para discutir a inteligência artificial (IA) em meio a debates sobre o papel do Estado na regulamentação do setor.
Entre os "pesos pesados" da tecnologia presentes no evento estavam o CEO da SpaceX e da Tesla, Elon Musk; o CEO da Meta (as atividades da Meta são proibidas na Rússia por serem consideradas extremistas), Mark Zuckerberg; o CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT, Sam Altman; o CEO da Nvidia, Jensen Huang; o CEO da IBM, Arvind Krishna; o CEO da Alphabet e do Google, Sundar Pichai; e o CEO da Microsoft, Satya Nadella, bem como o cofundador da empresa, Bill Gates.

Encontro 'histórico'

Musk chamou a reunião de "histórica" e pediu a criação de uma agência federal para supervisionar a IA, alertando novamente sobre os riscos que ela representa. "As consequências de a IA dar errado são sérias, por isso precisamos ser proativos em vez de reativos", disse o empresário, segundo a NBC News.
A reunião foi um "serviço à humanidade" e "pode entrar para a história como muito importante para o futuro da civilização", disse Musk.
"Há alguma probabilidade acima de zero de que a IA mate todos nós. Acho que é baixa. Mas se houver uma chance, acho que também temos que considerar a fragilidade da civilização humana", respondeu Musk quando perguntado se a IA pode destruir a humanidade.

Rumo à legislação

Mais de 60 senadores participaram da reunião. Houve um consenso universal sobre a necessidade de regulamentação governamental da IA, disseram os legisladores.
Mas levaria tempo para o Congresso agir, advertiu o senador republicano Mike Rounds.
"Estamos prontos para sair e redigir uma legislação? Absolutamente não", disse Rounds. "Ainda não chegamos lá."
Os legisladores querem salvaguardas contra falsificações profundas potencialmente perigosas, como vídeos falsos, interferência eleitoral e ataques à infraestrutura essencial.
Os órgãos reguladores de todo o mundo têm se esforçado para elaborar regras que regulem o uso da IA, que pode criar texto e gerar imagens cujas origens artificiais são praticamente indetectáveis.
Inteligência artificial (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2023
Ciência e sociedade
Autoridades britânicas dizem que chatbots de IA podem trazer riscos cibernéticos, diz mídia

'Coquetel' para os 'maiores monopolistas do mundo'

No entanto, alguns senadores, como o democrata Richard Blumental e o republicano Josh Hawley, criticaram fortemente o fato de a reunião não ter produzido resultados concretos. Em particular, Hawley chamou a reunião de "coquetel" e rejeitou sua natureza privada, de acordo com a CBS News.
"Não sei por que convidamos todos os maiores monopolistas do mundo para vir e dar dicas ao Congresso sobre como ajudá-los a ganhar mais dinheiro e depois fechamos [a reunião] para o público. [...] Essas são as mesmas pessoas que arruinaram as redes sociais", disse o legislador, segundo a CBS News.
Blumental e Hawley apresentaram uma estrutura legal para regulamentar a IA em julho. No documento, eles pedem a criação de um órgão independente de supervisão de IA, defendem a introdução de um regime de licenciamento para o desenvolvimento de produtos de IA e propõem dar aos cidadãos a possibilidade de processar as empresas de IA por danos causados por ela.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала