- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel apreende 16 toneladas de produto para fabricação de foguetes saindo da Turquia para Gaza

© AFP 2023 / Jack GuezSoldados israelenses inspecionam contêineres descarregados do navio Klos-C (foto de arquivo)
Soldados israelenses inspecionam contêineres descarregados do navio Klos-C (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2023
Nos siga no
Em um primeiro momento a carga, de 54 toneladas, foi identificada como sendo sacos de gesso, mas após testes de laboratório, autoridades israelenses disseram que entre as 54, 16 toneladas eram cloreto de amônio.
A autoridade alfandegária de Israel diz ter encontrado 16 toneladas de material usado para a produção de foguetes durante uma inspeção de um carregamento da Turquia com destino à Faixa de Gaza. A ação aconteceu em julho, mas apenas foi divulgada hoje (14).
O órgão afirmou ter parado para inspeção dois contentores que transportavam 54 toneladas do que se supunha serem sacos de gesso, mas segundo o All Israel News, após testes, foi confirmado que alguns dos sacos continham cloreto de amônio.
A autoridade atribuiu o envio dos sacos ao Hamas, que supostamente pegaria o material para usar contra Israel em forma de foguete.
"O cloreto de amônio é uma substância de dupla utilização conhecida por ser usada pela organização terrorista em Gaza para o processo de fabricação dos foguetes que eventualmente serão lançados contra o Estado de Israel", disse a autoridade alfandegária.
Entretanto, o porta-voz do Hamas, Hazem Qassem, afirmou que a declaração do órgão era "mentira".
"A ocupação está forjando mentiras como pretexto para reforçar o bloqueio a Gaza", disse Qassem.
Israel e o Hamas travaram várias guerras desde 2008, com milhares de foguetes disparados de Gaza e Israel lançando ataques aéreos contra o enclave.
Manifestante palestino usa uma funda para atirar pedras contra soldados israelenses durante um protesto contra os assentamentos israelenses, na vila de al-Mughayyir, perto da cidade de Ramallah, na Cisjordânia, em 15 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 17.07.2022
Panorama internacional
Israel defende bombardeio em Gaza por reduzir produção de foguetes do Hamas, diz FDI
No início deste mês, Tel Aviv congelou a exportação de bens comerciais de Gaza durante vários dias devido ao que "disse ser uma tentativa de contrabando de explosivos". Os palestinos disseram que a breve proibição atingiu milhares de famílias.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала