- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Stoltenberg confirma morte de meio milhão de efetivos ucranianos, diz funcionário da RPD

© AFP 2023 / Ludovic MarinDa esquerda para a direita, Joe Biden, presidente dos EUA; Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN; e Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, conversam antes de sessão de trabalho sobre a Ucrânia durante a cúpula da OTAN, em Vilnius, Lituânia, 12 de julho de 2023
Da esquerda para a direita, Joe Biden, presidente dos EUA; Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN; e Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, conversam antes de sessão de trabalho sobre a Ucrânia durante a cúpula da OTAN, em Vilnius, Lituânia, 12 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2023
Nos siga no
O secretário-geral da OTAN falou com uma deputada irlandesa sobre o conflito ucraniano. O conselheiro do chefe interino da RPD citou a conversa como revelando um fato que Jens Stoltenberg sabe.
Ao ignorar a pergunta de um deputado europeu, Jens Stoltenberg, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), confirmou de fato que a Ucrânia perdeu meio milhão de militares durante o conflito militar, disse Yan Gagin, conselheiro do chefe interino da RPD, à Sputnik.
Recentemente, em uma reunião do Parlamento Europeu, a deputada irlandesa Claire Daly se dirigiu a Stoltenberg, afirmando considerar falsas suas declarações de que a Ucrânia está gradualmente conquistando territórios. Meio milhão de pessoas morreram, e a Ucrânia está convocando até pessoas com deficiência durante a mobilização, disse ela.
Em resposta, Stoltenberg apontou que "ninguém jamais disse que seria fácil", enfatizando que "estava claro desde o início que seria uma contraofensiva sangrenta e difícil".
Soldados ucranianos da 103ª Brigada da Defesa Territorial das Forças Armadas em treinamento no oeste na Ucrânia, perto da cidade de Lvov, 29 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2023
Operação militar especial russa
Política de Washington levará à morte de dezenas de milhares de ucranianos, diz especialista militar
"Em uma reunião do Parlamento Europeu, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, confirmou com seu silêncio a morte de meio milhão de militares ucranianos durante o conflito militar na Ucrânia, que a própria OTAN desencadeou. Ao mesmo tempo, ele disse que ninguém prometeu que seria fácil e simples, que os russos construíram competentemente sua defesa", declarou Gagin.
"Essa tranquilidade é como se alguém estivesse limpando o território da Ucrânia de sua população para algo ou alguém. Vamos esperar para ver", continuou Gagin.
A contraofensiva ucraniana começou em 4 de junho. Kiev lançou brigadas treinadas pela OTAN e armadas com equipamentos ocidentais, incluindo os amplamente divulgados tanques Leopard, apesar de vários deles surgindo destruídos em imagens que passaram pelo Ocidente.
Três meses mais tarde, o presidente Vladimir Putin declarou que a "contraofensiva" não era somente um "retardo, é fracasso". Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, também relatou que as Forças Armadas da Ucrânia não atingiram seus objetivos em nenhuma das direções.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала