DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

O que se sabe sobre a 'árvore da morte' que cresce na América Latina e que quase matou 2 turistas

© AP Photo / Ariel SchalitMacieira nas colinas de Golã controladas por Israel, 10 de setembro de 2019
Macieira nas colinas de Golã controladas por Israel, 10 de setembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2023
Nos siga no
A "árvore da morte", chamada Hippomane mancinella, que cresce em zonas costeiras em solos arenosos da Flórida (EUA) à Colômbia e à Venezuela, foi registrada no Livro de Recordes Mundiais Guinness como a árvore mais perigosa.
Provar o fruto dessa árvore altamente tóxica pode ter consequências terríveis para os seres humanos e pode até ser fatal. O último caso de pessoas afetadas por essa planta ocorreu na segunda-feira (4), depois que um casal de turistas espanhóis foi hospitalizado após provar essa fruta na cidade de Cartagena, capital do departamento de Bolívar, na Colômbia.
As frutas da mancinella são distribuídas principalmente nas áreas costeiras do Caribe, América Central e partes da América do Sul. Ela cresce em manguezais, praias arenosas e florestas costeiras, sendo parte integrante desses ecossistemas.
Sua toxicidade é tanta que mesmo abrigar-se debaixo dessa árvore para se proteger da chuva pode provocar eczemas e outras lesões devido ao contato da seiva com a pele ou os olhos.
O Telescópio Espacial Hubble registrou uma galáxia irregular e débil, a NGC 7292, na constelação de Pégaso - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2023
Ciência e sociedade
Galáxia a 150 milhões de anos-luz pode revelar segredos de explosão de supernova (FOTO)
A fruta, que causa o envenenamento, é verde e tem cheiro e sabor semelhantes aos da maçã. No entanto, suas toxinas causam azia, dificuldade para respirar devido ao inchaço do trato respiratório, sangramento no trato digestivo e até mesmo a morte, explicou o médico do Centro de Regulação de Emergências de Bolívar, Álvaro Cruz, em um vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter).
"A fruta tem sabor e cheiro agradáveis parecidos com os da maçã. Quando a prova, não detecta nenhum problema e só depois de algumas horas é que começa a sentir os sintomas", disse Cruz.
No entanto, embora a "árvore da morte" seja perigosa, ela pode ser muito útil. Sua madeira, colhida e seca ao sol, é ideal para a fabricação de móveis, e sua seiva era usada para impregnar flechas com veneno quando os aborígines iam caçar. A casca também pode ser usada para tratar edema e pode ser a chave para descobertas científicas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала