- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Estratégia dos EUA para conter China não funciona mais, opina especialista americano

© Sputnik / Yuki Ivamura Bandeiras dos EUA no monumento ao primeiro presidente dos EUA, George Washington, em Washington
Bandeiras dos EUA no monumento ao primeiro presidente dos EUA, George Washington, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2023
Nos siga no
Os EUA devem elaborar uma nova estratégia para conter a China, porque a atual já não funciona devido à erosão da vantagem militar de Washington sobre Pequim, afirmou o diretor do Centro de Conceitos e Tecnologia de Defesa do Instituto Hudson nos EUA, Bryan Clark, em artigo na revista Foreign Policy.

"Mas a difusão da tecnologia, os desafios globais crescentes e o design de força antiquado erodiram a vantagem militar dos Estados Unidos contra a China. [...] Sem a certeza do domínio militar contínuo que, até agora, deu a Washington a capacidade de simplesmente negar e suprimir a agressão no leste da Ásia, os líderes dos EUA que buscam dissuasão convencional precisarão elaborar uma estratégia diferente."

O especialista também observou que, para tornar a "invasão de Taiwan" pouco atraente para Pequim, os EUA devem convencer a China de que qualquer conflito na região será longo e caro demais.
De acordo com Clark, Washington deve montar uma campanha de longo prazo destinada a minar a crença de Pequim de que suas ambições em Taiwan e na região como um todo podem ser realizadas pela força.

"Essa campanha deve incluir meios militares e não militares que procurem orientar a China em direção a caminhos mais responsáveis e pacíficos para seus objetivos de política externa", acrescentou o especialista.

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores chinês, Qin Gang, afirmou que o objetivo da Estratégia do Indo-Pacífico dos EUA é conter a China, o que está "condenado ao fracasso". Segundo ele, a região da Ásia-Pacífico deve ser um palco para cooperação mutuamente benéfica, não um tabuleiro de xadrez para o confronto geopolítico.
Marinheiros americanos designados para o destróier de classe Arleigh Burke, USS John S. McCain, abaixam o mastro enquanto o navio se dirige para uma patrulha de rotina na região Indo-Ásia-Pacífico - Sputnik Brasil, 1920, 13.07.2023
Panorama internacional
Implantação de armas nucleares dos EUA na região Ásia-Pacífico é 'tendência perigosa', diz MRE russo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала