- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã neutraliza sanções dos EUA e desenvolve maior campo de gás do mundo

© AFP 2023 / Atta KenareVista do campo de gás iraniano South Pars
Vista do campo de gás iraniano South Pars - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2023
Nos siga no
Há dois meses, o Irã instalou uma plataforma de 3.200 toneladas no campo de gás South Pars, no golfo Pérsico.
A plataforma foi realocada por duas empresas nacionais sem a ajuda de estrangeiros em meio às sanções ocidentais, destacou a emissora PressTV.
A fase final de desenvolvimento do campo de gás iraniano South Pars, o maior offshore do mundo, foi inaugurada na segunda-feira (4), em uma cerimônia que contou com a presença do presidente da República Islâmica Ebrahim Raisi.

"Nós nos tornamos autossuficientes em todos os setores ascendentes e descendentes do Ministério do Petróleo. Alcançamos a autossuficiência no desenvolvimento dos campos de gás e petróleo, bem como na perfuração onshore e offshore, perfuração horizontal, direcional, construção de refinarias, etc.", afirmou o líder iraniano.

De acordo com o presidente, citado pela agência de notícia Anadolu, o projeto vai ajudar o Irã a garantir sua participação em campos compartilhados com países no golfo Pérsico.
Inicialmente, o campo de gás vai produzir 15 milhões de metros cúbicos de gás por dia, produzindo posteriormente 56 milhões de metros cúbicos de gás, 50 mil barris de condensado de gás e 750 toneladas métricas de enxofre por dia.
Descoberto em 1990 e considerado como um dos maiores campos de gás do mundo em termos de reservas, estima-se que o South Pars assegure 14 trilhões de metros cúbicos de reservas de gás recuperável e 18 bilhões de barris de gás natural liquefeito recuperável.
Segundo a mídia, o projeto enfrentou dificuldade depois de a gigante francesa TotalEnergies e da CNPC da China desistirem de participar devido às sanções e pressão impostas pela então administração dos EUA.
Para neutralizar as sanções americanas, os especialistas iranianos implementaram o projeto, conquistando a autossuficiência em todos os setores da indústria petrolífera em apenas dois anos.
A delegação do Irã (na primeira fila à esquerda) e a delegação dos EUA (na primeira fila traseira), participam de disputa na Corte Internacional de Justiça, o principal tribunal das Nações Unidas, sobre contas bancárias estatais iranianas congeladas, em Haia, Países Baixos, 30 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2023
Panorama internacional
Corte no Irã condena EUA a pagarem US$ 330 milhões por tentativa de golpe de Estado em 1980
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала