- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista chinês nomeia chave para retomada do acordo de grãos

© Sputnik / Serviço de Imprensa do Ministério da Infraestrutura da UcrâniaNavio de contêineres Joseph Schulte deixa o porto de Odessa para seguir pelo mar Negro, foto publicada em 16 de agosto de 2023
Navio de contêineres Joseph Schulte deixa o porto de Odessa para seguir pelo mar Negro, foto publicada em 16 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2023
Nos siga no
Garantir a transparência do mecanismo de transporte de grãos é chave para o renascimento da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, acredita o pesquisador do Centro de Estudos Russos da Universidade Normal do Leste da China, Cui Heng, cujas palavras são citadas pelo jornal estatal chinês Global Times.

Segundo Heng, chegar a um acordo sobre o transporte de alimentos não é uma questão complicada em si, "a questão é como controlar sua implementação de uma maneira aceitável para ambas as partes para garantir a transparência do mecanismo".

Além disso, o especialista sublinhou que o sucesso do acordo de grãos depende do fato de Ocidente, liderado pelos EUA, poder demonstrar sinceridade e respeitar o acordo, incluindo o estabelecimento de um mecanismo justo e eficaz de supervisão por terceiros, assegurar que a utilização do acordo do mar Negro para transferências de armas não se repita no futuro.
Falando sobre o papel da Turquia, a publicação, citando os especialistas, observa que o papel de mediador entre os dois lados do conflito dá a Ancara não apenas certa influência geopolítica, mas também lucra com o trânsito de alimentos.
Ao mesmo tempo, a influência da Turquia ainda é limitada, não sendo capaz de mudar completamente as posições de outros partidos, enfatizou especialista chinês.
O presidente russo Vladimir Putin e o presidente turco Recep Tayyip Erdogan se encontraram na cidade russa de Sochi, no mar Negro, na segunda-feira (4), onde discutiram a situação em torno do acordo de grãos e outras questões.
Assim, Putin disse que a Rússia começará a fornecer grãos gratuitos para seis países africanos em algumas semanas.
Por sua vez, o líder turco afirmou que Ancara está pronta para ajudar no processamento de grãos russos para mais remessas para países carentes e espera a implementação conjunta de medidas para entregar alimentos aos países africanos.
A Iniciativa de Grãos do Mar Negro, mediada pela Turquia e pela ONU, que previa um corredor humanitário para permitir as exportações de grãos ucranianos no ano passado, expirou em 18 de julho, já que a Rússia não renovou sua participação no acordo. Moscou disse que o componente do acordo de facilitar as exportações russas de grãos e fertilizantes não foi cumprido.
Presidente russo, Vladimir Putin, durante reunião com seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, em Sochi, Rússia, 4 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2023
Panorama internacional
Rússia regressará ao acordo de grãos assim que as obrigações perante ela forem cumpridas, diz Putin
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала