- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ascensão da China é iminente e EUA terão que aprender a viver sob nova ordem, diz analista

© iStock.com / da-kukGuerra comercial e de sanções dos EUA contra a China
Guerra comercial e de sanções dos EUA contra a China - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2023
Nos siga no
O professor de política global e filosofia política na Universidade Metropolitana de Toronto, Yasar Bukan, citado pela agência de notícias Xinhua, afirmou que os EUA deverão aprender a coexistir e prosperar com a China.
Segundo o analista, é muito provável que a China tenha sucesso em seus avanços, e que os Estados Unidos terão que aceitar a crescente influência e força chinesa.
Por sua vez, o especialista ressalta que Washington não demonstra qualquer interesse em partilhar a liderança mundial, e está disposto a entrar em colisão com qualquer "concorrente".

"Os EUA fracassaram em evitar o crescimento chinês e provavelmente serão incapazes de impedir que a segunda maior economia atinja os seus objetivos centenários", destacou.

O especialista também enfatizou que a China tem capacidade e vontade de inventar muitas coisas, além de ser unida e eficiente, capaz, inclusive, de vencer as medidas agressivas dos norte-americanos.

"A ascensão de regimes democráticos não liberais e as fraquezas nas democracias estão criando uma situação em que algumas nações gravitam em torno da China enquanto outras se afastam dos EUA", observou.

Microchip (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 03.09.2023
Panorama internacional
EUA serão 'tão rígidos quanto possível' para limitar acesso da China a chips de ponta
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала