- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Situação no Gabão é um 'grande problema para Europa', diz Borrell

© iStock.com / Serhej CalkaSoldado coma bandeira do Gabão
Soldado coma bandeira do Gabão - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2023
Nos siga no
Os ministros da Defesa da União Europeia (UE) vão discutir a situação no Gabão, disse o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, nesta quarta-feira (30).
Um grupo de oficiais militares sêniores do Gabão apareceu na televisão nacional nas primeiras horas da quarta-feira (30) e disse que eles tinham se apoderado da liderança depois que o órgão eleitoral estatal anunciou que o presidente do país, Ali Bongo, havia conquistado um terceiro mandato.
"Se isso for confirmado, é outro golpe militar que aumenta a instabilidade em toda a região", disse Borrell, citado pela Reuters, durante uma reunião dos ministros da Defesa da UE em Toledo, na Espanha.
"Toda a região – começando pela República Centro-Africana, depois pelo Mali, depois por Burkina Faso, agora pelo Níger, talvez pelo Gabão – está em uma situação muito difícil, os ministros [...] terão de refletir profundamente sobre o que se passa lá e como podemos melhorar nossa política em relação a esses países", segundo ele.
"Esta é uma grande questão para a Europa", acrescentou Josep Borrell.
Os sinais de um golpe militar no Gabão surgiram poucas semanas depois de membros da guarda presidencial no Níger tomarem o poder e estabelecerem uma junta.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала