DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Rover lunar indiano Pragyan confirma existência de enxofre e oxigênio na Lua

© Sputnik / Vitaly AnkovEclipse lunar visto em Vladivostok, Rússia, 8 de novembro de 2022
Eclipse lunar visto em Vladivostok, Rússia, 8 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2023
Nos siga no
О espectroscópio de ruptura induzida por laser do Pragyan confirmou a presença de enxofre e oxigênio no ponto explorado perto do polo sul da Lua.
O espectroscópio de ruptura induzida por laser do Pragyan confirmou a existência de enxofre perto do polo sul da superfície lunar como resultado das primeiras medições nesta localidade, disse a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) na terça-feira (29).
O espectroscópio também detectou a presença de alumínio, cálcio, ferro, cromo, titânio, manganês, silício e oxigênio, como esperado. Está em curso uma busca por hidrogênio.
"Análises preliminares, representadas graficamente, revelaram a existência de alumínio (Al), enxofre (S), cálcio (Ca), ferro (Fe), cromo (Cr) e titânio (Ti). Outras medições revelaram a presença de manganês (Mn), silício (Si) e oxigênio (O). Uma investigação completa sobre a presença de hidrogênio está em andamento", de acordo com a ISRO.
"O instrumento LIBS [o espectroscópio de ruptura induzida por laser] foi desenvolvido no Laboratório de Sistemas Eletro-Ópticos [LEOS, na sigla em inglês] em Bengaluru", acrescentou a ISRO.
Estes desenvolvimentos surgem depois de a Organização Indiana de Pesquisa Espacial ter afirmado que o rover Pragyan está "no bom caminho para explorar os mistérios da Lua". O veículo lunar indiano Pragyan foi entregue na quarta-feira (23) no polo sul da Lua a bordo da sonda Vikram. A Chandrayaan-3 é composta por um lander (aterrissador), batizado de Vikram, e um veículo rover, o Pragyan, desenvolvido para circular na superfície de corpos celestes e vencer inúmeras barreiras no terreno.
Pastilha de urânio produzida na INB ( Indústrias Nucleares Brasileira), no Rio de Janeiro. - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2023
Panorama internacional
Índia compra urânio da Rússia pela 1ª vez desde 2019
Em 26 de agosto, a ISRO divulgou um vídeo do rover movendo-se em torno do ponto Shiv Shakti, o local de pouso do Chandrayaan-3. "Chandrayaan-3: O que há de novo? Em busca de segredos lunares no polo sul, o rover Pragyan está movendo ao redor do ponto Shiv Shakti!", disse a ISRO na rede social X (antigo Twitter).
Em 27 de agosto, o rover se deparou com uma cratera de quatro metros de diâmetro posicionada três metros à frente de sua localização.

"Em 27 de agosto, o veículo lunar se deparou com uma cratera de quatro metros de diâmetro posicionada três metros à frente de sua localização. O rover foi ordenado a refazer o caminho. Agora está caminhando com segurança para um novo caminho", disse a ISRO.

A Índia tornou-se o primeiro país do mundo a pousar com êxito uma nave espacial perto do polo sul da superfície lunar em 23 de agosto.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала