- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE da Rússia adverte Moldávia por levar apoio a Kiev longe demais: 'Cúmplice de crimes de guerra'

© Sputnik / Stringer / Acessar o banco de imagensBandeira da Moldávia
Bandeira da Moldávia - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2023
Nos siga no
Nesta sexta-feira (25), a representante oficial do MRE russo, Maria Zakharova, alertou a Moldávia e disse que o país deve ter cuidado para não exagerar no seu apoio à Ucrânia, a ponto de se tornar cúmplice dos crimes cometidos pelos militares ucranianos.
"Gostaria de alertar Chisinau contra um envolvimento mais profundo no 'apoio' à Ucrânia, o que não só ameaçará a estabilidade e a segurança na região, mas também transformará a Moldávia em um cúmplice dos crimes de guerra cometidos pelo regime de Kiev", sublinhou Zakharova.
O Ocidente continua os seus esforços para arrastar o país do Leste Europeu, cuja neutralidade permanente está consagrada na sua Constituição, para o conflito ucraniano, acrescentou a diplomata.
Soldado romeno com bandeira da OTAN - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2023
Panorama internacional
OTAN se mostra disponível a apoiar militarmente a Moldávia se receber pedido de Chisinau
No que diz respeito às recentes tensões nas relações diplomáticas entre Moscou e Chisinau, a Rússia fará todos os esforços para fornecer serviços consulares na Moldávia, tanto aos seus próprios cidadãos como aos moldavos, enfatizou Zakharova.
"Apesar de um corte radical de funcionários das missões diplomáticas da Rússia, a pedido do governo da Moldávia, o departamento consular russo em Chisinau retomou suas operações em 17 de agosto, após uma pausa forçada. Obviamente, manter o ritmo antigo seria um desafio. No entanto, apesar dos obstáculos criados para nós, faremos o nosso melhor para continuar a fornecer os serviços necessários aos cidadãos da Rússia e da Moldávia", acrescentou a representante.
Bandeiras nacionais da Moldávia e da União Europeia em uma coletiva em Chisinau da presidente moldava Maia Sandu sobre a concessão à Moldávia do status de país candidato ao ingresso na União Europeia  - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2022
Sem provas, governo da Moldávia acusa Rússia de planejar 'invasão' de seu território em 2023
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала