DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

'Limite de velocidade' de buraco negro recém-descoberto indica novas leis da física

© Foto / NASA/JPL-CaltechIlustração artística de um disco de gás quente orbitando um buraco negro
Ilustração artística de um disco de gás quente orbitando um buraco negro - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2023
Nos siga no
Os buracos negros em fusão podem girar a velocidades incríveis, mas há um limite que ninguém pode explicar, pois eles nunca ultrapassam 10% da velocidade da luz, mesmo que os objetos sejam mais rápidos que antes do processo de colisão.
Com essa descoberta, os especialistas acreditam estar se aproximando da compreensão dos eventos violentos e suas consequências.

"Conseguimos fornecer uma estimativa precisa do recuo final, produto de uma colisão de alta energia de dois buracos negros", afirmaram os pesquisadores James Healy e Carlos Lousto, do Instituto de Tecnologia de Rochester em Nova York.

Quando dois buracos negros colidem, um novo buraco negro surge com a soma da massa dos seus dois progenitores, sendo que parte da massa é transformada em energia na forma de ondas gravitacionais.
Essas ondas gravitacionais tendem a se espalhar omnidirecionalmente ao redor do buraco negro, que é esférico.
Contudo, pequenas variações na distribuição de massa nos momentos iniciais da fusão podem desequilibrar o processo, o que fará com que os buracos negros sofram um recuo no momento da fusão.
O conceito de um artista de um buraco negro supermassivo com um jato fluindo para fora quase à velocidade da luz - Sputnik Brasil, 1920, 26.07.2023
Ciência e sociedade
NASA revela buraco negro 'blazar' que aponta seu jato energético diretamente para a Terra (IMAGEM)
Estimativas anteriores indicavam que a velocidade máxima que poderia ser alcançada a partir dos efeitos sofridos por estes corpos era de aproximadamente cinco mil quilômetros por segundo em relação ao ponto de origem.
Para descobrir o limite de velocidade, os especialistas usaram um supercomputador, realizando 1.381 simulações numéricas completas de colisões entre dois buracos negros de massa igual com giros opostos apontando ao longo de seu plano orbital.
Com isso, eles conseguiram atingir a velocidade máxima, de 28.562 quilômetros por segundo, ou seja, mais de 100 milhões de quilômetros por hora.

"Em nossas simulações, demos aos buracos negros velocidades iniciais maiores do que isso, mesmo perto da velocidade da luz", afirmou Lousto.

Além disso, os especialistas descobriram que o fator que mais acelera o buraco negro final é o movimento dos progenitores, atingindo velocidades mais altas os objetos giravam no mesmo plano e em direções opostas um ao outro, havendo um desequilíbrio capaz de liberar ondas gravitacionais em apenas uma direção.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала