- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após Argentina ingressar no BRICS, Javier Milei e Bullrich dizem que país sairá do bloco se eleitos

© AP Photo / Natacha PisarenkoJavier Milei, candidato presidencial da coalizão Liberty Advances, e sua companheira de chapa Victoria Villarruel posam para uma foto no Conselho das Américas em Buenos Aires, Argentina, 24 de agosto de 2023
Javier Milei, candidato presidencial da coalizão Liberty Advances, e sua companheira de chapa Victoria Villarruel posam para uma foto no Conselho das Américas em Buenos Aires, Argentina, 24 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2023
Nos siga no
Na data em que o bloco anunciou sua expansão com mais seis participantes, entre eles a Argentina, candidatos à presidência do país sul-americano, Patricia Bullrich e Javier Milei, afirmaram hoje (24) que, se eleitos, Buenos Aires não fará mais parte do bloco.
O ultraliberal Milei, sem mencionar explicitamente o grupo, disse a uma plateia de empresários locais e estrangeiros que seu alinhamento será unicamente com os Estados Unidos e Israel, de acordo com o jornal O Globo.
"Não vamos nos alinhar com comunistas", frisou Milei durante palestra na capital argentina.
Segundo a mídia, um de seus principais assessores afirmou que essa foi a maneira do candidato rechaçar a presença da Argentina no BRICS.
Javier Milei, candidato presidencial da coalizão Liberty Advances, fala na sede de sua campanha após o fechamento das seções eleitorais durante as eleições primárias em Buenos Aires, Argentina, 13 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2023
Panorama internacional
Mídia: com discurso anti-China, Milei pode ruir trabalho da Argentina para ingressar no BRICS
Perguntado pelo jornal sobre a entrada da Argentina no grupo, o candidato do partido A Liberdade Avança afirmou que defende "o livre comércio".
"Já disse que defendo o livre comércio, será decisão dos privados decidir com quem vão comercializar. Mas como chefe de Estado defenderei o livre comércio, o Estado não deve interferir. Isso responde à sua pergunta", declarou.

Ao mesmo tempo, a candidata da aliança de centro-direita Juntos pela Mudança, Patricia Bullrich, foi mais direta: "Se formos governo, a Argentina não estará no BRICS", disse.

As eleições argentinas acontecem em 22 de outubro, e dependendo do resultado, vão ao segundo turno em 19 de novembro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала