- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'A África do Sul apoia a expansão do número de membros do BRICS', diz Ramaphosa em discurso à nação

© AP Photo / Peter KovalevO presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, chega ao Aeroporto Internacional de Pulkovo para participar da Cúpula Rússia-África em São Petersburgo, Rússia, 26 de julho de 2023
O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, chega ao Aeroporto Internacional de Pulkovo para participar da Cúpula Rússia-África em São Petersburgo, Rússia, 26 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2023
Nos siga no
A África do Sul vai sugerir adicionar novos membros ao BRICS, o grupo das cinco principais economias emergentes do mundo, quando se reunir em Joanesburgo na próxima semana, disse o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, neste domingo (20).

"A 15ª Cúpula do BRICS discutirá uma série de questões, incluindo a importante questão da possível expansão do número de membros do BRICS [...]. A África do Sul apoia a expansão do número de membros do BRICS", disse o presidente em um discurso televisionado à nação.

Ao menos 20 países se candidataram formalmente para ingressar no BRICS, disse Ramaphosa, enquanto vários outros países manifestaram interesse em se tornar parte do grupo mais adiante.
A reunião de Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul também vai contar com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres, cujo escritório ajudou a negociar um acordo de exportação de grãos do mar Negro entre a Rússia e a Ucrânia no verão (Hemisfério Norte) passado.
Ramaphosa disse que seu país vai continuar envolvido nas negociações para reativar o acordo para facilitar o fluxo de grãos e reafirmou seu compromisso com a mediação e a diplomacia como "o único caminho viável para encerrar o conflito atual e alcançar uma paz duradoura".
A África do Sul vai ter a oportunidade de assumir a liderança no enfrentamento dos desafios globais em 2025, quando assumir a presidência do grupo G20 das principais economias do mundo, enfatizou o presidente.
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, em reunião com seus colegas do BRICS na Cidade do Cabo, África do Sul, na 1º de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2023
Panorama internacional
Especialista: 'O que acontece com o BRICS é muito mais importante que o que acontece com o G7'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала