Turquia anuncia substituição de 350 mísseis Harpoon dos EUA com sua própria produção

© Foto / Marinha dos EUA/Lt. Bryce HadleyLançamento de teste do míssil Harpoon pela Marinha norte-americana
Lançamento de teste do míssil Harpoon pela Marinha norte-americana - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2023
Nos siga no
O setor governamental de defesa da Turquia formou um plano para deixar de usar as armas norte-americanas, com um prazo de substituição de até 2027.
A Turquia armará 11 plataformas navais da Turquia com mísseis antinavio Atmaca produzidos internamente com uma parceria de montadoras estatais, informou na quinta-feira (17) o portal Defense News.
A arma, que foi pensada para a guerra naval de superfície, é um míssil antinavio de alta precisão que pode ser colocado em lanchas de assalto, fragatas e corvetas. O míssil pode ter entre 4,3 metros e 5,2 metros de comprimento. Ele pesa 750 kg e tem um alcance de 220 km. A ogiva do sistema pesa 220 kg.
Trata-se de uma parceria entre a fabricante de mísseis Roketsan e a entidade de tecnologia de defesa turca STM.
A Roketsan diz que o Atmaca é autônomo, tem uma baixa seção transversal de visibilidade por radar, pode operar em todas as condições climáticas e tem resistência a contramedidas adversárias, usando um sistema de navegação inercial e um sistema de posicionamento global para orientação. A empresa também se orgulha do recurso de planejamento de missão em 3D, bem como dos recursos de atualização de alvo e abortamento de missão via link de dados.
Visitantes da IDEF'17, Feira Internacional da Indústria de Defesa em Istambul, Turquia, observam sistemas de mísseis KAAN e TRG-300 (Tiger) Kaplan de fabricação turca, exibidos pela primeira vez, 10 de maio de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 26.07.2023
Empresas turcas apresentam novas armas em exposição de defesa (FOTOS)
A variante terrestre do Atmaca, conhecida como Kara Atmaca, é um sistema de mísseis de cruzeiro de longo alcance, resistente a interferências, lançado em veículos táticos com rodas.
O Atmaca substituirá os mais de 350 mísseis Harpoon fabricados nos EUA. Espera-se que o governo da Turquia economize até US$ 500 milhões (R$ 2,49 bilhões) ao escolher o Atmaca para substituir seus mísseis Harpoon, já que a arma nacional custa cerca de metade do preço da opção fabricada no país norte-americano.
A STM prevê que a integração dos mísseis Atmaca às plataformas navais será concluída até 11 de abril de 2027.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала