Exoplaneta recém-descoberto a 260 anos-luz da Terra revoluciona teoria dos mundos habitáveis

© Foto / Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA/Chris Smith (KRBwyle)Exoplaneta coberto de vulcões é descoberto a 90 anos-luz da Terra
Exoplaneta coberto de vulcões é descoberto a 90 anos-luz da Terra - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2023
Diferentes equipes de astrônomos analisaram o misterioso planeta TOI-4860b com propriedades incomuns.
O planeta gasoso gigante é pouco menor que Saturno e está localizado a 260 anos-luz de distância da Terra.
De acordo com os estudos, o TOI-4860b orbita em torno de uma estrela muito pequena, medindo um terço do tamanho do Sol, e que completa a translação em 1,52 dia.
Essa característica peculiar levantou dúvidas sobre os modelos de formação planetária já conhecidos.
Em regra geral, a massa do planeta depende da quantidade de materiais em torno das estrelas e, quanto maior a massa das estrelas, maior o planeta.
Contudo, o TOI-4860b e outros planetas semelhantes foram encontrados em torno de pequenas estrelas.
Os estudos do TOI-4860b foram realizados por dois grupos diferentes de astrônomos, que confirmaram o tamanho do planeta e outras características.
O grupo francês definiu que o planeta tem um raio de aproximadamente 76,6% do raio de Júpiter, com uma massa de 27,3% do mesmo planeta.
Por sua vez, o grupo britânico definiu que o TOI-4860b tem um raio de aproximadamente 76% do raio de Júpiter e 67% da massa desse planeta.
Imagem do asteroide Dimorphos, com setas de bússola, barra de escala e cores para referência. As setas norte e leste da bússola mostram a orientação da imagem no céu. A relação entre o norte e o leste no céu (visto de baixo) é invertida em relação às setas de direção em um mapa do solo (visto de cima) - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2023