DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Desenterram na Turquia tabuleta cuneiforme de 3.800 anos usada para comprar uma cidade (FOTO)

© AP Photo / Hadi MizbanBaixo-relevo exibido no Museu Nacional do Iraque em Bagdá, 15 de setembro de 2014.
Baixo-relevo exibido no Museu Nacional do Iraque em Bagdá, 15 de setembro de 2014. - Sputnik Brasil, 1920, 14.08.2023
Nos siga no
Arqueólogos desenterraram uma placa de argila com uma inscrição cuneiforme de 3.800 anos no sul da Turquia durante os trabalhos de restauração após os terremotos maciços que assolaram o país no início deste ano.
Murat Akar, professor de arqueologia da Universidade Hatay Mustafa Kemal, disse à agência turca Anadolu que uma equipe de 25 membros encontrou a tabuleta de argila com inscrição cuneiforme na língua acádia em um túmulo no montículo Accana, na antiga cidade-Estado de Alalakh, na província turca de Hatay.

Alalakh foi a maior cidade da região durante a Idade do Bronze média e tardia (2200 a.C. – 1300 a.C.). Os terremotos que ocorreram no início de fevereiro deste ano causaram grande destruição em Hatay e também afetaram o local histórico, que foi determinado como sendo a localização de Alalakh, a capital do Reino de Muquis.

A primeira análise da placa em acádio revelou informações sobre um acordo feito por Yarim-Lim, o primeiro rei conhecido de Alalakh, para comprar outra cidade.
© Foto / Universidade Hatay Mustafa KemalTabuleta de argila com inscrição cuneiforme de 3.800 anos descoberta por arqueólogos no sul da Turquia
Tabuleta de argila com inscrição cuneiforme de 3.800 anos descoberta por arqueólogos no sul da Turquia  - Sputnik Brasil, 1920, 14.08.2023
Tabuleta de argila com inscrição cuneiforme de 3.800 anos descoberta por arqueólogos no sul da Turquia
O professor Akar disse que a tabuleta não está danificada, descrevendo a descoberta de "muito emocionante".
"Isso prova que esses reis tinham o poder econômico e o potencial para comprar outra cidade naqueles tempos", disse ele.
"O trabalho se revelou como um exemplo extremamente único, especialmente para decifrar a estrutura econômica daquele período, a relação entre as cidades, o modelo econômico e político", explicou ele.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала