DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descobrem no Egito fóssil de espécie rara de baleia de 41 milhões de anos (FOTOS)

© Foto / Pixabay / kordi_vahleFóssil de peixe (imagem referencial)
Fóssil de peixe (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2023
Nos siga no
Cientistas descobriram uma espécie rara de baleia a partir de um fóssil de 41 milhões de anos desenterrado no Egito.
Os fósseis foram desenterrados cinco anos atrás na depressão de Fayum, um local onde muitos restos de baleias antigas podem ser encontrados. No início, de acordo com pesquisadores, não estava claro o que tinham achado.

O professor Hesham Sallam, fundador do Centro de Paleontologia de Vertebrados da Universidade de Mansoura (MUVP, na sigla em inglês), disse que a equipe inicialmente descobriu um dente exposto em um bloco de calcário que remonta ao Eoceno, a um período entre 55,8 milhões e 33,9 milhões de anos.

"Depois, quando estávamos tentando restaurá-lo e limpar todos os sedimentos dos fósseis, descobrimos que não é algo que geralmente vemos daquela época", disse ele, escreve The Guardian.
O rei dos mares antigos está aí! Por favor, deem as boas-vindas à nossa nova descoberta Tutcetus rayanensis, um novo gênero e espécie de antigas baleias basilosauridae, de 41 milhões de anos, descoberta no Egito.
A baleia foi nomeada Tutcetus rayanensis, em homenagem ao faraó egípcio Tutancâmon, comemorando a descoberta do túmulo do faraó há um século. De acordo com a equipe de Sallam, a criatura é uma espécie de baleia conhecida como basilosauridae – um grupo extinto de cetáceos que provavelmente foram as primeiras baleias a viver somente na água, ao contrário de outras baleias primitivas.
A equipe estimou que a baleia pesava aproximadamente 187 kg, e tinha cerca de 2,5 metros de comprimento, tornando-se o menor membro da família basilosauridae, que geralmente medem entre quatro e 20 metros de comprimento.
Os pesquisadores disseram que uma análise do esmalte macio dos dentes da baleia revelou que ela se alimentava de pequenas lulas e talvez crustáceos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала