- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: BRICS pode acelerar 'integração sul-americana' e assumir de vez protagonismo internacional

© Foto / Divulgação / Ricardo StuckertFotografia oficial dos Presidentes dos países da América do Sul durante a Cúpula do Sul, 30 de maio de 2023
Fotografia oficial dos Presidentes dos países da América do Sul durante a Cúpula do Sul, 30 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2023
Nos siga no
No dia 1º de agosto, o ministro da Fazenda colombiano, Ricardo Bonilla, assegurou que a Colômbia foi convidada a fazer parte do BRICS.
Bonilla chegou afirmar que o BRICS é uma alternativa emergente que pode ser interessante, e que seu ingresso deve ser aprovado pelo Congresso.
O analista internacional venezuelano Sergio Rodríguez Gelfenstein expressou à Sputnik seu desejo de que o BRICS seja um "acelerador do processo de integração sul-americana".

"O BRICS se transformou em algo que superou as próprias expectativas originais dos membros, que era gerar uma opção alternativa ao G7", indicou o analista.

Atualmente, o bloco, que conta com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, representa mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, superando as economias do G7.
Para o analista, o convite à Colômbia teve a participação do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e a expansão do grupo já é um movimento mundial.
"Mais de 20 países solicitaram seu ingresso ao BRICS e à medida em que isso ocorre em todas as regiões do mundo, em todos os continentes, já é possível falar sobre um movimento mundial em torno do crescimento e fortalecimento do bloco", afirmou Gelfenstein.
O analista ressaltou que, atualmente, grande parte dos governos sul-americanos é democrática, uma região totalmente heterogênea.
"Espero que a aproximação ao BRICS sirva como motivação ou acelerador do nosso próprio processo de integração sul-americana [...] e que a América do Sul possa entrar no BRICS", observou.
Gelfenstein explicou que o bloco está passando por um processo de transformação, começando a ter protagonismo político, e que o bloco deve ser usado para construir uma estrutura distinta no sistema internacional, mais equitativa e que avance, englobando outros países.
Conforme o analista, a operação russa na Ucrânia desmantelou o sistema internacional baseado na hegemonia, chantagem e ameaças, contribuindo de maneira importante para o crescimento e fortalecimento do BRICS no sistema internacional.
O grupo BRICS é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Indonésia, Irã, Turquia, Bangladesh e Egito estão entre os países que também se inscreveram para ingressar no bloco.
Presidente Lula é entrevistado por Marcos Uchoa no programa Conversa com o Presidente, em Brasília, 25 de julho, de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.08.2023
Notícias do Brasil
Mídia: Lula defende Venezuela e Argentina no BRICS, mas Itamaraty teme perda de influência do Brasil
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала