- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou: não há razão nas reuniões sem Rússia sobre Ucrânia e espera-se informação dos países BRICS

© Sputnik / Vitaly BelousovPrédio do Ministério das Relações Exteriores russo em Moscou, Rússia, foto publicada em 28 de março de 2023
Prédio do Ministério das Relações Exteriores russo em Moscou, Rússia, foto publicada em 28 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.08.2023
Nos siga no
A Rússia espera que os outros Estados do BRICS – Brasil, Índia, China, África do Sul – e demais parceiros compartilhem com Moscou a avaliação da reunião em Jidá sobre a Ucrânia, afirmou a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, na segunda-feira (7).
No final da semana passada, a Arábia Saudita sediou uma cúpula sobre a paz na Ucrânia na cidade de Jidá. Diversos países foram convidados, principalmente os que compõem o Sul Global, uma vez que o encontro visava aproximar essas nações da perspectiva norte-americana e europeia sobre o conflito ucraniano.
Por sua vez, Moscou não foi convidada para o evento. No entanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, garantiu que a Rússia acompanhará de perto essas negociações e saúda qualquer tentativa de promover uma solução pacífica para a crise na Ucrânia.

"O MRE da Rússia tomou nota das informações sobre consultas da crise ucraniana [...]. Nossos associados do BRICS e outros parceiros participaram. Esperamos que, em conformidade com [nossos] acordos, eles compartilhem conosco suas avaliações e confirmem nossa posição sobre a chamada 'fórmula de paz de Zelensky', que o regime de Kiev e o Ocidente estão tentando promover durante essas reuniões", observa-se no comunicado de Maria Zakharova, publicado no site do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Ela também sublinhou que nenhum dos dez pontos dessa "fórmula" visa encontrar uma solução negociada e diplomática para resolver a crise, e sua totalidade é um ultimato sem sentido para a Rússia, visando simplesmente prolongar as hostilidades.
Assim, a diplomata observou que, nesta base, a solução pacífica é impossível.
Além disso, a Federação da Rússia aprecia muito a mediação e as iniciativas humanitárias do Sul Global sobre a crise ucraniana, adicionaram no ministério russo.
Por sua vez, promovendo a "fórmula de Zelensky", o regime de Kiev e o Ocidente tenta diminuir o alto valor das propostas de paz de outros países e monopolizar o direito de propô-las, acrescentou Zakharova.

"Na verdade, como dissemos, há uma luta contra a dissidência em nível internacional, tentativas de realizar ideias de assentamento não viáveis através de manipulação injusta."

Novamente, a representante oficial do MRE destacou que sem a participação do lado russo e "levando em conta seus interesses, nenhum encontro sobre a crise ucraniana tem valor agregado".
A Rússia sempre foi e continua aberta a uma solução diplomática para a crise, ao contrário da Ucrânia, Moscou está pronta para responder a propostas sérias, disse Zakharova.

"Diferentemente do regime de Kiev, que interrompeu e proibiu as negociações com a Rússia, nós sempre estivemos e permanecemos abertos a uma solução diplomática para a crise e prontos para responder a propostas verdadeiramente sérias", afirmou a diplomata.

Além disso, Zakharova especificou que um acordo justo em torno da Ucrânia só é possível se Kiev parar com as lutas e ataques terroristas, bem como a interrupção das entregas de armas ao regime de Kiev pelo Ocidente.
Ela ressaltou também que "a base original da soberania da Ucrâniaseu status neutro, de não bloco e de não nuclear, deve ser confirmada".

"Estamos convencidos de que a implementação desses elementos é totalmente responsável pela paz e segurança internacionais, pelas quais a Rússia está lutando", concluiu Zakharova.

El presidente ucraniano, Volodímir Zelenski - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2023
Operação militar especial russa
Kiev abandona adoção de 'plano de paz de Zelensky' na cúpula em Jidá, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала