- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Países poderão formar aliança contra EUA' por sua política de chips, alerta ex-executiva da Samsung

© AP Photo / Vincent YuChip Kunpeng 920
Chip Kunpeng 920 - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2023
Nos siga no
A também legisladora sul-coreana criticou o posicionamento de Washington relativamente à política de semicondutores, que vê como destrutiva e que pode afetar os próprios EUA.
A estratégia dos EUA para conter a indústria chinesa de semicondutores pode levar à interrupção das cadeias de suprimentos e à formação, por outros países, de alianças contra os EUA, afirmou Yang Hyang-ja, legisladora sul-coreana e ex-executiva da Samsung.
"Se [Washington] seguir tentando punir outras nações, aprovando projetos de lei e implementando políticas de 'América Primeiro' de maneira imprevisível, outros países poderão formar uma aliança contra os EUA", disse Yang em um artigo de domingo (6) publicado no jornal britânico Financial Times (FT).
As ações de Washington na área dos chips também podem provocar uma forte retaliação da China, o que poderia levar à interrupção das cadeias de suprimentos, observou ela.
"Os Estados Unidos deviam abandonar sua abordagem atual de tentar obter algo com a agitação e quebrar as cadeias de valor global", disse a legisladora.
Bandeira da China em um processador, CPU ou GPU na placa-mãe - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2023
Panorama internacional
China quer autossuficiência tecnológica na fabricação de microchips em meio às sanções dos EUA
Em 2022 a administração norte-americana de Joe Biden promoveu o investimento em semicondutores nos EUA através da lei CHIPS e Ciência de 2022, e também começou a restringir em massa a exportação de semicondutores para a China. Washington vê Pequim como seu principal competidor e declarou repetidamente que pretende conter o gigante asiático. Em resposta, nos últimos meses a China restringiu a exportação de minerais de terras raras, usados na fabricação de semicondutores.
Em abril, o FT informou que os EUA pediram à Coreia do Sul que restringisse as exportações de semicondutores para a China depois que Pequim lançou uma investigação sobre a gigante americana de chips Micron. Em maio, as autoridades chinesas proibiram as operadoras de infraestrutura crítica de comprar os produtos da referida empresa, que, segundo elas, representam um risco à segurança nacional de Pequim.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала