- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

UE volta a criticar lei da Polônia sobre influência russa e ressalta 'sérias preocupações'

© AP Photo / Geert Vanden WijngaertO presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, à esquerda, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, participam de uma coletiva de imprensa em uma cúpula da UE em Bruxelas, 30 de junho de 2023
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, à esquerda, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, participam de uma coletiva de imprensa em uma cúpula da UE em Bruxelas, 30 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2023
Nos siga no
De acordo com alguns especialistas, se utilizando da "desculpa" russa, a lei aprovada por Varsóvia viola a Constituição polonesa, uma vez que agrupa os poderes Executivo, Legislativo e de ação penal nas mãos de uma instituição.
A lei da Polônia que permitiu a criação de uma comissão para investigar a influência da Rússia na segurança do país ainda levanta sérias preocupações na Comissão Europeia, disse hoje (3) a porta-voz da comissão Anitta Hipper.
A legislação polonesa concede ao painel investigativo poderes sem precedentes, incluindo a capacidade de impedir efetivamente que os funcionários exerçam cargos públicos, ignorando o sistema judicial regular.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse em junho que o painel poderia bloquear os candidatos da oposição "sem o devido processo", enquanto a União Europeia anunciou uma ação legal contra o Estado polonês.
Andrzej Duda, presidente polonês, discursa após reunião com Vladimir Zelensky, seu homólogo da Ucrânia, em Varsóvia, Polônia, 5 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.06.2023
Panorama internacional
Polônia rechaça críticas dos EUA e da UE de lei contra suposta interferência da Rússia
Nesta quinta-feira (3), Hipper reafirmou a preocupação do bloco europeu dizendo que o executivo da UE já havia dito a Varsóvia que "mesmo que futuras emendas à lei visem trazer melhorias, a lei emendada continua a levantar sérias preocupações", segundo a Reuters.
Ainda havia questões relacionadas ao "cumprimento da lei da UE assim que o comitê se tornasse operacional e iniciasse as verificações", acrescentou a porta-voz.
Os críticos argumentaram que a medida, introduzida poucos meses antes das eleições parlamentares, seria usada para atingir o líder da oposição, Donald Tusk. Seu partido até apelidou a lei de "Lex Tusk", ou Lei Tusk, por causa do que eles disseram ser seu verdadeiro objetivo.
Tusk, ex-primeiro-ministro da Polônia e presidente do Conselho Europeu, representa um grande desafio para o partido governista Lei e Justiça (PiS) antes das eleições deste ano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала