- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Contraofensiva da Ucrânia desacelerou devido às grandes perdas, informa RPD

© AP Photo / Efrem LukatskySoldados ucranianos abrem fogo com um obuseiro M777 fornecido pelos EUA contra posições russas na República Popular de Donetsk (RPD), em 18 de junho de 2022
Soldados ucranianos abrem fogo com um obuseiro M777 fornecido pelos EUA contra posições russas na República Popular de Donetsk (RPD), em 18 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2023
Nos siga no
A contraofensiva ucraniana desacelerou devido às grandes perdas, afirmou em entrevista à Sputnik Yan Gagin, conselheiro do chefe interino da República Popular de Donetsk (RPD).

"Em geral, há combates em todos os lugares, o inimigo continua atacando com pequenos grupos reforçados por veículos blindados. Mas, no momento, a chamada contraofensiva das Forças Armadas da Ucrânia diminuiu e se tornou menos intensa do que antes. Muito provavelmente, isso se deve às grandes perdas que o inimigo sofreu em pessoal e equipamentos", disse Gagin.

Em geral, ele observou que "nenhum evento significativo está ocorrendo ao longo de toda a linha de contato".
O conselheiro do chefe interino da RPD também destacou que o inimigo "na maioria das vezes nem sequer atinge a linha de contato, é destruído por nossa artilharia e aviação".
Ele observou que as entregas de equipamentos ocidentais para a Ucrânia diminuíram, os países europeus estão "indignados" com a necessidade de seguir ajudando a Ucrânia, e essa política provavelmente será revisada em breve.

"Quanto ao fornecimento de equipamentos, é verdade que eles diminuíram. Tenho sérias dúvidas de que a Ucrânia receberá aeronaves americanas, porque a perda de tais aeronaves será um grande golpe para o complexo militar-industrial dos EUA", destacou Gagin.

O especialista acrescentou que quase todos os países europeus estão insatisfeitos com o fato de serem forçados a prestar ajuda financeira e militar à Ucrânia, porque isso afeta os próprios cidadãos: os recursos energéticos e os alimentos estão ficando mais caros.

"Em breve veremos um ponto de viragem na política europeia e, muito provavelmente, na revisão da atitude em relação às sanções", disse ele.

Falando sobre o potencial das Forças Armadas russas para ações ofensivas, Gagin afirmou que os militares russos estão prontos.

"Estamos prontos para atacar agora, não estávamos interessados nisso, porque precisávamos de reduzir as forças inimigas tanto quanto possível, esgotar os seus recursos e, consequentemente, reduzir o equipamento e o pessoal," disse o conselheiro do chefe interino da República Popular de Donetsk.

No final de julho, o ministro da Defesa ucraniano, Aleksei Reznikov, disse que a contraofensiva estava atrasada relativamente ao cronograma, mas que supostamente estava indo conforme planejado.
Helicópteros Ka-32 e o navio de reconhecimento Priazovie da Frota do Mar Negro da Rússia no Dia da Marinha russa, em Sevastopol - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2023
Operação militar especial russa
MD: Rússia destrói lancha não tripulada de Kiev que tentava atacar navio russo no mar Negro
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала