- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA usam Taiwan como instrumento para provocar conflito com China, aponta acadêmica

© Foto / Frota do Pacífico dos EUA / Twitter USS Barry navega pelo estreito de Taiwan, 23 de abril de 2020
USS Barry navega pelo estreito de Taiwan, 23 de abril de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2023
Nos siga no
A política externa dos EUA no Pacífico desde a Segunda Guerra Mundial tem tido como objetivo negar à China seu lugar na mesa das Nações Unidas e semear divisões entre Pequim e Moscou, disse a acadêmica Radhika Desai à Sputnik.
Os EUA estão usando Taiwan como instrumento para provocar um conflito com a China, aponta a acadêmica. A dra. Radhika Desai, professora do Departamento de Estudos Políticos e diretora do Grupo de Pesquisa em Economia Geopolítica da Universidade de Manitoba, no Canadá, salientou que, até 1972, a política de Washington estabelecia o reconhecimento de Taiwan como a única autoridade soberana sobre a China continental.
"Os EUA reconheciam o governo de Taiwan como o governo legítimo de toda a China, incluindo a continental. Agora vemos o quão ridículo isso era", observou a especialista.
A mudança dessa política na presidência de Richard Nixon foi apenas uma tentativa de "provocar um afastamento ainda maior entre a China e a União Soviética na época", quando a tensão sino-soviética estava em curso.
Soldados taiwaneses fazem saudação durante celebrações do Dia Nacional em frente ao Edifício Presidencial em Taipé, Taiwan, 10 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2023
Panorama internacional
Assistência militar dos EUA a Taiwan é interferência nos assuntos internos da China, adverte Pequim
Entretanto, atualmente, ao contrário dos EUA, que parecem incentivar um confronto militar por Taiwan, fornecendo armas avaliadas em milhões de dólares e enviando instrutores militares para Taipé, a China não procura solucionar o problema através das armas.

"Com o passar do tempo, à medida que a China e Taiwan se integram cada vez mais, em algum momento, uma linha será cruzada e a maioria das pessoas em Taiwan dirá: Ei, já somos parte da China economicamente, então qual é o problema? Vamos nos tornar parte da China em todos os outros aspectos políticos também", acrescentou Desai. "Mas o acúmulo de armas dos EUA e o esforço de constantemente tentar fazer com que a liderança de Taiwan se mostre hostil em relação a China continental […] está realmente pondo em perigo o processo pacífico de unificação", concluiu ela.

Recentemente, o presidente dos EUA, Joe Biden, aprovou a alocação de US$ 345 milhões (R$ 1,63 bilhão) em ajuda militar a Taiwan, segundo um memorando divulgado pela Casa Branca.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала