- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: China pede a bancos que reduzam ou adiem compra de dólares para aliviar pressão sobre yuan

© AFP 2023 / Kirill KudryavtsevEsta fotografia tirada em 9 de fevereiro de 2023 mostra uma nota de yuan chinês e notas de dólar americano em Moscou
Esta fotografia tirada em 9 de fevereiro de 2023 mostra uma nota de yuan chinês e notas de dólar americano em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2023
Nos siga no
A segunda maior economia do mundo teve uma recuperação melhor do que o esperado no primeiro trimestre depois de sua reabertura pós-COVID-19, mas perdeu força desde o trimestre de abril a junho.
Os reguladores cambiais da China pediram nas últimas semanas a alguns bancos comerciais para reduzir ou adiar suas compras de dólares, disseram duas pessoas familiarizadas com assunto ouvidas pela Reuters.
A instrução informal, ou a chamada janela de orientação, visa diminuir o ritmo da depreciação do yuan, disseram as fontes. Uma delas ainda afirmou que os reguladores foram enfáticos sobre o fato de que os bancos devem adiar as compras de dólares em suas contas de negociação proprietárias.
O Banco Popular da China (PBOC) não respondeu imediatamente ao pedido de comentários da Reuters, enquanto a Administração Estatal de Câmbio (SAFE) disse à agência britânica que as expectativas da taxa de câmbio estavam estáveis ​​e que pressionará por uma mentalidade de "neutro risco" em empresas e instituições financeiras.

O yuan chinês perdeu 3,6% em relação ao dólar americano até agora este ano, atingindo 7,16 por dólar nesta terça-feira (1º), sendo uma das moedas de pior desempenho da Ásia.

Medidas de enfretamento

Além de solicitar para a compra de dólares ser adiada, Pequim também tomará outras medidas para manter sua economia estabilizada.
De acordo o Banco Popular da China, o país reduzirá os custos de financiamento para as empresas, estabilizará as expectativas do mercado e apoiará o setor imobiliário nos próximos meses, disse o banco central nesta terça-feira (1º) em meio a uma recuperação econômica fraca.
As metas do banco ocorreram após uma reunião na qual funcionários do banco e da SAFE analisaram o segundo semestre do ano, segundo o Yahoo.
Um funcionário de uma casa de câmbio conta notas de yuan chinês em La Paz, Bolívia, 26 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2023
Panorama internacional
Bolívia desafia domínio global do dólar com yuan chinês e rublo russo, diz mídia britânica
Apesar da perda de força, a moeda chinesa vem ganhando cada vez mais espaço nas trocas comerciais entre países pelo mundo. Na América do Sul, especialmente na Bolíva, Argentina e Brasil, o yuan vem obtendo grande protagonismo no câmbio comercial.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала