- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lira diz que cargo de Alexandre Padilha tem 'muito prazo de validade' e cobra Lula mais 'radical'

© AP Photo / Eraldo PeresO presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, à direita, sinaliza ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, após uma reunião em Brasília, Brasil, 9 de novembro de 2022
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, à direita, sinaliza ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, após uma reunião em Brasília, Brasil, 9 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2023
Nos siga no
Presidente da Câmara sugeriu que Lula afastasse ministros que não cumprissem com decisões tomadas pelo núcleo político do governo e se isentou sobre entrada de PP e Republicanos em ministérios.
Em entrevista ao programa Roda Viva ontem (31), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), disse que a negociação política do governo Lula com o Congresso Nacional melhorou desde o começo do ano, mas sublinhou que o cargo de ministro da Secretaria de Relações Institucionais, ocupado por Alexandre Padilha (PT), "tem muito prazo de validade".
Na visão de Lira, Padilha sofreu dificuldades pelo que classificou como "loteamento de ministérios" na constituição dos cargos ministeriais do governo, indicando que nem sempre ele pode cumprir com o que havia prometido a parlamentares.
"A relação [entre Executivo e Legislativo] tem melhorado bastante. E todos nós sabemos que o cargo que o ministro Padilha ocupa tem muito prazo de validade. Muita gente entra ali e sai rapidamente e outros saem reconhecidos. O que tem que existir é: senta, conversa, resolve e cumpre", afirmou o líder da Câmara.
Lira também sugeriu que Lula fosse mais "radical" e afastasse ministros que não cumprissem com decisões tomadas pelo núcleo político do governo.
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio da Silva (L), conversa com o presidente da Câmara, Arthur Lira (C), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (R), durante cerimônia de certificação na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, 12 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2023
Notícias do Brasil
Mídia: Lira deixa diálogo com Alexandre Padilha por se sentir comparado a Eduardo Cunha
As declarações ocorreram em um contexto em que o presidente da Câmara citou que Padilha foi designado pelo presidente para ser a pessoa responsável pela relação entre o Executivo e o Legislativo, sublinhou a Folha de São Paulo.
"Cada partido é dono de seu quinhão, cada ministro ou responde a um partido ou a alguma liderança nacional que o indicou. Muitas vezes o ministro Padilha acertava determinadas situações com determinados partidos ou parlamentar e o [outro] ministro simplesmente não cumpria."
Com a volta do Congresso nesta semana, há expectativa da retomada das discussões sobre a reforma ministerial e a eventual entrada de PP e Republicanos no primeiro escalão do petista, conforme noticiado ontem (31). Entretanto, Lira afirmou que em suas conversas com Lula nunca chegou a aventar nomes ou espaços a serem ocupados.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала