- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Em derrota para governo Lula, CPI do MST aprova convocação do ministro da Casa Civil

© AFP 2023 / Evaristo SáRui Costa
Rui Costa - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2023
Nos siga no
Nesta terça-feira (1º) a CPI do MST aprovou, por 14 votos a 10, a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para depoimento na comissão parlamentar.
A convocação do ministro entrou na pauta depois de iniciada a reunião, a pedido do relator, deputado Ricardo Salles (PL), e pegou os governistas de surpresa, de acordo com o G1.
"Na mesma lógica em que foi convocado o ex-ministro Gonçalves Dias, porque era o chefe imediato da Abin de janeiro a março, a mesma lógica se aplica ao ministro Rui Costa que desde a referida data em diante passa a ser o chefe da Abin. Até para ter uma postura de equidade. Um foi chefe até março e outro foi chefe dali em diante", afirmou Salles.
Já o deputado Kim Kataguiri (União Brasil) afirmou que a convocação "tem pertinência", porque o MST teria usado de chantagem para nomear indicados no governo.
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Atos de 8 de Janeiro de 2023  realiza reunião para apreciação de 285 requerimentos, 13 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2023
Notícias do Brasil
CPI aprova quebra de sigilo de Bolsonaro; Braga Netto e general Heleno serão convocados
A base governista reagiu e atuou para tentar impedir a convocação. A deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, chamou o requerimento de absurdo.
"Não tem lógica o ministro da Casa Civil vir falar nessa CPI, que nem tem objeto, para falar sobre nomeações do governo. Esse requerimento é um absurdo", afirmou.
O deputado Alencar Santana Braga (PT), vice-líder do governo, disse que a convocação não tem "qualquer sentido".
Diferentemente do convite, a convocação obriga o comparecimento do ministro sob pena de crime de responsabilidade em caso de falta sem justificativa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала