- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin na reunião com Dilma: membros do BRICS não fazem amigos contra alguém em questões de finanças

© Sputnik / Aleksei DanichevPresidente russo, Vladimir Putin, durante a reunião com a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que agora chefia o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do BRICS, São Petersburgo, 26 de julho de 2023
Presidente russo, Vladimir Putin, durante a reunião com a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que agora chefia o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do BRICS, São Petersburgo, 26 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.07.2023
Nos siga no
Os países do BRICS não fazem amigos contra alguém, mas trabalham em prol dos interesses uns dos outros, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, durante a reunião com a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que agora chefia o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do BRICS.

"Os membros da nossa organização BRICS não fazem amigos contra alguém, mas trabalham em prol dos interesses uns dos outros. Isso também se aplica à esfera financeira", disse o presidente da Rússia.

O líder russo também acrescentou que os pagamentos usando as moedas nacionais no comércio entre os países do BRICS estão se expandindo, e o Novo Banco de Desenvolvimento pode desempenhar um papel nessa questão.

"Sabemos que há a questão de liquidez do banco, há algumas ideias [...]. As relações entre nossos países do BRICS estão se desenvolvendo [com o uso de] moedas nacionais, os pagamentos estão aumentando. Acho que o banco também poderia desempenhar um papel no desenvolvimento da direção do trabalho conjunto", acrescentou Putin.

Além disso, o mandatário russo afirmou durante a reunião que o dólar hoje é usado no mundo como um instrumento de luta política.
Ao mesmo tempo, ele destacou a importância do desenvolvimento da instituição financeira que é o BRICS.

"Nas condições atuais, não é fácil fazer isso, tendo em mente o que está acontecendo nas finanças do mundo e o uso do dólar como instrumento de luta política", disse Putin.

Conforme o comunicado do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff vai participar nas atividades da Segunda Cúpula Rússia-África e Fórum Econômico e Humanitário em São Petersburgo, na Rússia.
A presidente do NBD vai discursar na sessão plenária do fórum, dirigindo-se a chefes de Estado e outras autoridades dos países africanos.
Dilma Rousseff também vai realizar reuniões com dois chefes de Estado dos países-membros do BRICS - da Rússia e da África do Sul. Nota-se que as reuniões bilaterais vão ser organizadas no âmbito de preparações para a cúpula do BRICS prevista para agosto na África do Sul.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала