- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em busca de recursos naturais China começa a perfurar um novo poço ultraprofundo, diz mídia

© Foto / Instituto para Investigação de Recurso Natural Polar de QinghaiUma equipe de pesquisadores encontrou relevos paleocársticos típicos na província de Qinghai, no noroeste da China
Uma equipe de pesquisadores encontrou relevos paleocársticos típicos na província de Qinghai, no noroeste da China - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2023
Nos siga no
A China começou a perfurar na quinta-feira (20) um novo poço ultraprofundo para procurar recursos naturais subterrâneos localizados a uma profundidade de dezenas de milhares de metros, informa o canal de notícias CNN.
O poço está sendo perfurado na bacia de Sichuan, no sudoeste da China, uma importante região de produção de gás natural, e de acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua atingirá uma profundidade de 10.520 metros.
Enquanto isso, no noroeste a China está perfurando outro poço ultraprofundo com mais de 11 quilômetros de profundidade. Segundo a CNN, esses poços estarão entre os mais profundos do mundo.
Contudo, o recorde ainda pertence ao poço superprofundo na península de Kola na Rússia – um projeto de perfuração científica soviético que durou 20 anos e atingiu uma profundidade de 12.262 metros.
Um dos principais incentivos para essa perfuração é, naturalmente, a componente econômica – o desejo de acessar reservas de energia lucrativas nas profundezas subterrâneas. Ambas as empresas de perfuração de poços na China são grandes conglomerados estatais de petróleo, cita a Xinhua.
Assim, o projeto na bacia de Sichuan é realizado pela PetroChina Southwest Oil and Gasfield Co., uma das maiores empresas de energia estatais da China.

De acordo com a agência de informação do Estado chinês, a perfuração também visa "promover o progresso da tecnologia principal e das capacidades dos equipamentos da engenharia de petróleo e gás da China".

A Xinhua chama a esta estrutura de 2.000 toneladas, capaz de penetrar mais de dez estratos continentais, um "telescópio" para a parte mais profunda da Terra.
Como é observado pela CNN, a China tornou-se líder mundial em energia renovável e tem como objetivo alcançar suas metas de energia limpa previstas para 2030 cinco anos antes. Mas a China combina este título com o de maior poluidor mundial e está aumentando ativamente a produção de carvão.
O reator Linglong One promete oferecer diversos benefícios, incluindo o fato de poder ser usado para múltiplos propósitos e fornecer energia e água às áreas onde os reatores convencionais não são indicados - Sputnik Brasil, 1920, 18.07.2023
Ciência e sociedade
China conclui módulo principal de 1º reator nuclear comercial onshore (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала