- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Bulgária vai enviar 100 blindados para a Ucrânia pela 1ª vez após início das hostilidades, diz mídia

© AP Photo / LibkosBlindado danificado é visto no vilarejo de Kozatskoe, local de ferozes batalhas na Ucrânia, 27 de junho de 2023.
Blindado danificado é visto no vilarejo de Kozatskoe, local de ferozes batalhas na Ucrânia, 27 de junho de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2023
Nos siga no
A Bulgária promoveu uma reviravolta política após a nomeação de um novo governo pró-ocidental ao concordar em fornecer ao Exército ucraniano equipamento militar e cerca de 100 veículos blindados para Kiev.
De acordo com a Associated Press (AP), o fornecimento direto de armas foi rejeitado por governos provisórios anteriores, nomeados pelo presidente Rumen Radev. Ele chegou a dizer recentemente que a Ucrânia é a culpada pelo conflito e que o fornecimento de armas à Ucrânia apenas prolonga o conflito.
No entanto, na sexta-feira (21), o Parlamento de Sofia aprovou por 148 votos a 52 a proposta do governo de fazer o primeiro envio de equipamento militar pesado para a Ucrânia desde o início da operação militar especial.
Segundo a decisão do parlamento, o equipamento que está sendo enviado não é mais necessário para a Bulgária, mas pode ser "um sério apoio à Ucrânia", caracterizando assim uma mudança na postura política do país.
A Bulgária, que aderiu à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em 2004, ainda mantém estoques de armas projetadas pelos soviéticos e possui inúmeras fábricas que produzem munição para elas. Os veículos blindados que vão ser enviados à Ucrânia são de fabricação soviética e foram entregues à Bulgária na década de 1980 — quando era aliada da União Soviética no Pacto de Varsóvia.
Como membro da OTAN, o país aprovou, no final do ano passado, o fornecimento de ajuda militar à Ucrânia, mas deixou a decisão sobre os parâmetros dessa ajuda para o Poder Executivo e, em meio à instabilidade política na Bulgária nos últimos meses, os governos anteriores rejeitaram a ideia.
A decisão do governo recém-nomeado, no entanto, gerou críticas do partido Socialista e de nacionalistas pró-Moscou do partido Revival (renovação), que votaram contra.
Uma visão do exercício estratégico conjunto das Forças Armadas da Rússia e da República de Belarus Zapad-2021 na região de Nizhny Novgorod, Rússia, 11 de setembro de 2021. - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2023
Operação militar especial russa
Ucrânia só pode realizar ataques frontais à defesa fortificada da Rússia, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала