- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Publicadas rotas de navios provavelmente a partir dos quais a Ponte da Crimeia foi atacada

© AP PhotoChamas e fumaça sobem da Ponte da Crimeia, que conecta a Rússia à península da Crimeia, após explosão, em 8 de outubro de 2022
Chamas e fumaça sobem da Ponte da Crimeia, que conecta a Rússia à península da Crimeia, após explosão, em 8 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.07.2023
Nos siga no
O grupo de hackers RaHDit publicou as rotas de dois navios mercantes no mar Negro a partir dos quais poderiam ter sido lançados os drones que atacaram a Ponte da Crimeia.

"Os hackers russos irritados [RaHDit], em resposta ao ataque das forças ucranianas que fez explodir a Ponte da Crimeia, publicaram as rotas dos navios a partir dos quais muito provavelmente foram lançados os drones marítimos com explosivos", disse à Sputnik uma fonte no grupo.

De acordo com investigação dos hackers, dois navios, o Beks Loyal e o Khudayar Yusifzade, podem ter estado envolvidos na operação que lançou pequenas lanchas não tripuladas para atacar a ponte. Um dos navios esteve à deriva alguns dias antes do ataque em frente à costa russa no mar Negro, a 100 quilômetros de Novorossiysk.
O outro estava mais a sul e, mais tarde, os navios se encontraram no mar.
Os hackers acreditam que os drones foram carregados de um navio para outro. O controle das lanchas não tripuladas por ter sido efetuado a partir de outro navio, parado e com visibilidade direta para a Ponte da Crimeia.
Os navios Beks Loyal e Khudayar Yusifzade hasteiam as bandeiras das Ilhas Marshall e da Libéria, respetivamente.
De acordo com dados do site Marine Traffic, o navio Khudayar Yusifzade deixou o porto de Izmail (Ucrânia) em 5 de julho e chegou a Elefsis (Grécia) em 18 de julho.
O Beks Loyal, segundo o mesmo site, deixou o porto de Tuzla (área de Istambul, Turquia) em 13 de maio e chegou em Constanta (Romênia) em 18 de julho.
O grupo de hackers RaHDit alega que 2 navios estiveram por trás do ataque terrorista à Ponte da Crimeia. Beks Loyal e o Khudayar Yusifzade poderiam ter participado da operação que lançou barcos não tripulados para atacar a ponte.
O segundo navio é significativamente maior: 228 metros de comprimento contra 140 metros de comprimento do primeiro.
Além disso, o grupo RaHDit publicou dados sobre 1.700 agentes do Serviço de Segurança da Ucrânia, bem como sobre 2.000 militares da Marinha ucraniana.
Como declararam os hackers à Sputnik, os dados sobre os agentes da Serviço de Segurança da Ucrânia foram publicados por eles em resposta ao ataque das forças ucranianas à Ponte da Crimeia.
Os hackers vazaram também dados sobre os membros da organização voluntária UA Cats Division, que coleta doações para compra drones marítimos para a Ucrânia.
O Comitê Nacional Antiterrorista da Rússia relatou que Kiev lançou um ataque terrorista contra a Ponte da Crimeia às 03h00, horário local (21h00, no horário de Brasilia) de segunda-feira (17) usando dois drones navais de superfície. A via rodoviária da ponte foi danificada, matando dois adultos e ferindo uma criança. O Comitê de Investigação russo estabeleceu os perpetradores do ataque como vindo da Ucrânia.
Grande navio anfíbio da Marinha da Rússia perto da Ponte da Crimeia, foto publicada em 17 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.07.2023
Operação militar especial russa
Especialista: ataque à Ponte da Crimeia é mudança de estratégia de Kiev após contraofensiva falha
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала