- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA sancionam 14 bancos do Iraque por supostas conexões com Irã

© AP Photo / Patrick SemanskyLogotipo do Departamento do Tesouro dos EUA fora da sede da entidade em Washington, EUA, 4 de maio de 2021
Logotipo do Departamento do Tesouro dos EUA fora da sede da entidade em Washington, EUA, 4 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 20.07.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos proibiram as transações em dólares a 14 bancos iraquianos, por suspeitas de alegado "desvio" de dinheiro para Teerã.
Os EUA proibiram 14 bancos iraquianos de realizarem transações em dólares, informou na quarta-feira (19) o jornal norte-americano The Wall Street Journal (WSJ).
Entre os bancos sancionados estão o Al Mustashar Islamic Bank, o Erbil Bank, o World Islamic Bank e o Zain Iraq Islamic Bank, disse o WSJ.
A proibição, imposta pelo Departamento do Tesouro e pelo Banco de Reserva Federal de Nova York, uma das filiais da Reserva Federal, faz parte das medidas para impedir o desvio de moeda americana para o Irã, segundo as autoridades norte-americanas citadas.
Bomba de petróleo (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2023
Panorama internacional
Acordo de troca de gás do Irã por petróleo do Iraque desafia sanções dos EUA
As entidades acusaram os bancos iraquianos de estarem envolvidos em lavagem de dinheiro e transações fraudulentas, com preocupações de que algumas dessas operações possam ter envolvido indivíduos sancionados e beneficiado o Irã, disse o jornal.
"Temos fortes razões para suspeitar que pelo menos alguns desses fundos lavados poderiam ter beneficiado indivíduos sancionados ou indivíduos que poderiam ser sancionados", de acordo com uma fonte citada pela mídia americana.
"E, é claro, o principal risco de sanções no caso do Iraque está relacionado ao Irã", explicou.
Os EUA têm imposto diversas sanções ao Irã desde a Revolução Islâmica de 1979, com tais medidas impedindo o país de acessar bilhões de dólares em ativos em vários países.
Por outro lado, as múltiplas sanções aplicadas à Rússia no último ano e meio, desde fevereiro de 2022, têm acelerado o processo mundial de desdolarização.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала