DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Ejeção de massa solar 'canibal' pode impactar e causar apagões na Terra

© NASA . Observatório de Energia SolarUma erupção solar
Uma erupção solar - Sputnik Brasil, 1920, 18.07.2023
Nos siga no
Uma ejeção solar de massa coronal "canibal" impactará a Terra nesta terça-feira (18), segundo previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).
De acordo com o portal Spaceweather, no dia 14 de julho ocorreu uma EMC, seguida de outra ejeção de massa coronal mais rápida, que ocorreu no dia seguinte.
Sendo assim, a NOAA prevê que a segunda EMC "varrerá" a primeira, formando uma EMC "canibal, que alcançará nosso planeta nas próximas horas, cujo impacto poderia provocar tempestades geomagnéticas de intensidade G1 e G2.
As EMC são grandes nuvens de rápido movimento de plasma magnetizado e radiação solar, que ocasionalmente são lançadas ao espaço junto com as erupções solares, ou seja, são explosões potentes na superfície solar desencadeadas quando os ciclos de plasma em forma de ferradura, localizados perto das manchas solares, são partidos pela metade em uma cinta elástica ao ser demasiado esticado.
Caso impacte a Terra, tempestades geomagnéticas capazes de provocar apagões parciais de rádio e de produzir visualizações de auroras vibrantes mais distantes poderão ser produzidas.
Saturno - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2023
Ciência e sociedade
Telescópio Hubble encontra anéis de Saturno aquecendo sua atmosfera
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала