- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Avião espião dos EUA sobrevoa estreito de Taiwan em meio às tensões na região

© AP Photo / Sang TanBoeing P-8A Poseidon (imagem de arquivo)
Boeing P-8A Poseidon (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 13.07.2023
Nos siga no
Um P-8A norte-americano passou pela hidrovia para, como comunicou a 7ª Frota dos EUA, proteger as "liberdades de navegação de todas as nações". A China enviou caças em resposta ao evento.
Um avião de patrulha P-8A Poseidon da Marinha dos EUA voou ao longo da linha média do estreito de Taiwan na manhã de quinta-feira (13), informou um comunicado da 7ª Frota dos EUA.
A aeronave espiã operou de acordo com a lei internacional como parte da missão de Washington de defender "os direitos e liberdades de navegação de todas as nações", de acordo com a declaração.
"O trânsito da aeronave pelo estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos EUA com um Indo-Pacífico livre e aberto", acrescentou o comunicado.
Os caças chineses rastrearam e monitoraram o avião dos EUA, "lidando [com a situação] de acordo com a lei e os regulamentos", disse o Comando do Teatro Oriental do Exército da China, que supervisiona o estreito de Taiwan.
Avião Boeing P-8 Poseidon da Marinha dos EUA decola do Aeroporto Internacional de Perth, Perth, Austrália, 15 de abril de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2023
Panorama internacional
China diz ter vigiado voo de avião de reconhecimento dos EUA sobre o estreito de Taiwan
"As tropas mantêm um alto nível de alerta em todos os momentos e estão determinadas a defender a segurança da soberania nacional e a paz e estabilidade regionais", comentou Coronel Shi Yi, porta-voz do Comando do Teatro Oriental, citado na quinta-feira (13) pelo jornal chinês South China Morning Post.
A região tem estado sob grande tensão nos últimos anos, com os países ocidentais, particularmente os EUA, e Seul e Tóquio, aumentando suas atividades militares, incluindo trânsitos marítimos e aéreos ocasionais no estreito de Taiwan. A China, por sua vez, conduz frequentes exercícios militares em torno de Taiwan e avisa que a OTAN está militarizando a Ásia-Pacífico com o objetivo de conter Pequim.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала