DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Pesquisa revela como os maiores dinossauros que já pisaram na Terra obtiveram seus tamanhos recordes

CC BY-SA 3.0 / DiBgd / AlamosaurusSaurópodes, que foram os animais mais massivos que já vagaram pela Terra
Saurópodes, que foram os animais mais massivos que já vagaram pela Terra - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2023
Nos siga no
Um estudo fornece novos insights sobre como os sauropoda, os maiores animais que já existiram, alcançaram seus tamanhos maciços.
Através da medição de centenas de ossos de suporte de peso e mapeamento de massas corporais reconstruídas de quase 200 espécies de Sauropoda, o estudo concluiu que esses supergigantes evoluíram seus tamanhos incomparáveis várias vezes, desafiando a popular Regra de Cope do século XIX e sugerindo que os tamanhos deles foram ditados pelo contexto ecológico e nichos disponíveis.
Os sauropoda, que englobam dinossauros de renomes com pescoços alongados, como o braquiossauro e o apatossauro, foram os animais mais massivos que já vagaram pela Terra. Nenhum outro dinossauro ou mamífero terrestre chegam perto.
Os resultados mostram que os sauropoda atingiram seus tamanhos excepcionais no início de sua evolução e que com cada nova família de sauropoda a evoluir, uma ou mais linhagens independentemente alcançaram status superlativo.
O estudo microscópico de seus ossos revelou que os sauropoda também tinham diferentes taxas de crescimento, sugerindo que os recordistas eram metabolicamente distintos. Isso reflete o padrão em mamíferos, que evoluíram grandes tamanhos de corpo rapidamente na esteira da extinção dos dinossauros, antes de se estabilizarem na faixa gigantesca dos mamutes.
O paleontólogo Michael D'Emic, professor assistente de biologia da Universidade Adelphi em Nova York e autor das descobertas do estudo, contradiz a Regra de Cope, a teoria popular do século XIX de que o tamanho dos animais evolui ao longo do tempo.
Em vez disso, o novo estudo vê os animais alcançando diferentes tamanhos corporais, dependendo do seu contexto ecológico e de quais nichos estavam disponíveis, o que pode parecer aleatório quando visto de uma grande escala.
© Foto / Scott Hartman, Nobu Tamura, T. Michael Keesey, Steven TraverA árvore evolutiva dos dinossauros saurópodes mostrando suas massas corporais projetadas no tempo geológico. Cada ramo representa uma espécie
A árvore evolutiva dos dinossauros saurópodes mostrando suas massas corporais projetadas no tempo geológico. Cada ramo representa uma espécie - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2023
A árvore evolutiva dos dinossauros saurópodes mostrando suas massas corporais projetadas no tempo geológico. Cada ramo representa uma espécie
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала