DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Nuvens de metal são encontradas na atmosfera de 'Netuno ultraquente' a 260 anos-luz da Terra

CC BY-SA 4.0 / Tomruen, nagualdesign / Impressão artística do Planeta Nove como um gigante de gelo eclipsando a Via Láctea central, com um Sol ao fundo. A órbita de Netuno é mostrada como uma pequena elipse ao redor do Sol
Impressão artística do Planeta Nove como um gigante de gelo eclipsando a Via Láctea central, com um Sol ao fundo. A órbita de Netuno é mostrada como uma pequena elipse ao redor do Sol - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2023
Nos siga no
Localizado a 260 anos-luz da Terra, o LTT9779 b orbita sua estrela a uma proximidade 60 vezes maior do que a nossa em relação ao Sol.
A LTT9779, também conhecida como TOI-193, CD-38 15670 e HIC 117883, é uma estrela do tipo G8, tem aproximadamente dois bilhões de anos e é rica em metais, tendo duas vezes mais ferro do que o Sol.
Por sua vez, o LTT9779 b foi descoberto pela primeira vez em 2020, sendo 4,6 vezes maior que a Terra e 29 vezes mais massivo.
Sendo assim, o planeta tem uma densidade similar à de Netuno, e sua atmosfera compõe cerca de 9% da massa total do planeta.
Por estar próximo de sua estrela, a força gravitacional sofrida é intensa, além disso o LTT9779 b leva somente 19 horas para realizar uma volta completa ao redor de sua estrela.
© Foto / Ricardo Ramírez Reyes (Universidade do Chile)Representação gráfica do exoplaneta LTT9779b orbitando sua estrela hospedeira
Representação gráfica do exoplaneta LTT9779b orbitando sua estrela hospedeira - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2023
Representação gráfica do exoplaneta LTT9779b orbitando sua estrela hospedeira
O "ano" de 19 horas levou o LTT9779 b a ser classificado como um planeta de período ultracurto.
O planeta é aquecido pela radiação estelar a 1.727 graus Celsius, podendo assim ionizar os elementos pesados, como o ferro, em sua atmosfera.
Qualquer temperatura acima de 100 graus Celsius é considerada muito quente para as nuvens de água serem formadas, mas a temperatura da atmosfera do planeta devia ser quente demais mesmo para as nuvens feitas de metal ou vidro.
De acordo com os especialistas, o LTT9779 b pode formar nuvens metálicas mesmo sendo tão quente, pois sua atmosfera é supersaturada com silicato e vapores de metal.
"Acreditamos que as nuvens de metal ajudem o planeta a sobreviver no deserto de Netuno quente", afirmou Sergio Hoyer, astrônomo do Laboratório de Astrofísica de Marseille.
Além disso, os especialistas acreditam que estas nuvens de metal refletem a luz e impedem que o planeta se torne ainda mais quente e evapore.
Enquanto isso, ser altamente metálico torna sua atmosfera pesada e mais difícil de ser soprada pela estrela.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала