- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Taiwan: China tenta desmoralizar a ilha com desinformação de 'plano de fuga'

© AP Photo / Chiang Ying-yingBandeira de Taiwan é baixada durante cerimônia na Sala Memorial da Praça da Liberdade de Chiang Kai-shek, Taipé, Taiwan, 30 de julho de 2022
Bandeira de Taiwan é baixada durante cerimônia na Sala Memorial da Praça da Liberdade de Chiang Kai-shek, Taipé, Taiwan, 30 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2023
Nos siga no
Altos responsáveis taiwaneses disseram à Reuters que Pequim está realizando esforços informacionais para minar Taipé antes das eleições presidenciais de Taiwan em 2024.
A China lançou uma campanha de desinformação que inclui notícias de que a presidente de Taiwan tem um "plano de fuga" no caso de um ataque da China para enfraquecer a moral, declararam autoridades de Taiwan, citadas na sexta-feira (7) pela agência britânica Reuters.
Segundo supostos relatórios de segurança analisados em junho pela Reuters, Taiwan está em alerta máximo para o que considera tentativas da China de influenciar a opinião pública na ilha autogovernada, inclusive por meio de financiamento "ilícito" de candidatos favoráveis a Pequim na corrida para a eleição presidencial de 2024.
O presidente chinês, Xi Jinping, ouve o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, durante uma reunião bilateral à margem da Cúpula China-Ásia Central em Xian, província de Shaanxi, em 18 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2023
Panorama internacional
Ao inspecionar comando que guarda estreito de Taiwan, Xi insta tropa sobre 'preparativo para guerra'
A partir de maio surgiram na mídia estatal chinesa notícias que incluem "desinformação" sobre exercícios de evacuação, incluindo para Tsai Ing-wen, presidente de Taiwan. Algumas das mensagens teriam sido publicadas em portais chineses antes de surgirem em sites de Hong Kong e de Taiwan, havendo até acusações de que a campanha foi supervisionada por um grupo governamental liderado por Xi Jinping, presidente da China.
Tal seria parte de uma campanha para influenciar a opinião em Taiwan, de acordo com várias autoridades de Taiwan. Segundo uma delas, o objetivo é semear pânico e enfraquecer a confiança do público na liderança taiwanesa.
O Escritório de Assuntos da China Continental de Taiwan, responsável pela elaboração de políticas, declarou à Reuters que Pequim está sempre tentando "prejudicar o prestígio de nosso governo, dividir a sociedade taiwanesa e enfraquecer o apoio da comunidade internacional", e prometeu "tomar ações específicas para mostrar sua determinação em se defender".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала