Cientistas revelam que núcleo interno da Terra é muito semelhante a 'tapeçaria de tecido'

© Depositphotos.com / Rost9Estrutura do núcleo da Terra em imagem criada pela NASA
Estrutura do núcleo da Terra em imagem criada pela NASA - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2023
Livros de ciências do ensino médio em todo o mundo descrevem o núcleo interno da Terra como uma bola esférica e lisa de ferro endurecido, mas um novo estudo feito por sismólogos na Universidade de Utah revelou que o núcleo interno da Terra não é nada assim.
Depois de analisar dados sísmicos de 2.455 terremotos, o autor do estudo Guanning Pang diz que o núcleo interno da Terra realmente se assemelha a uma "tapeçaria de tecido" texturizado.
Os pesquisadores examinaram dados sísmicos de uma rede mundial de instrumentos de detecção criados para detectar explosões nucleares subterrâneas. O equipamento extrassensível foi usado para medir as diferenças nas ondas sísmicas depois que elas refletiram do núcleo da Terra.

"Este sinal que retorna do núcleo interno é realmente pequeno. O tamanho é da ordem de um nanômetro", explica o sismólogo da Universidade de Utah Keith Koper, que supervisionou o estudo. "Então esses ecos e reflexos pequeninos são muito difíceis de ver."

Quanto mais as ondas penetravam no núcleo, mais pronunciadas eram as distorções, o que implica que as ondulações no núcleo se tornam mais pronunciadas quanto mais fundo você vai.

"Confirmamos pela primeira vez que esse tipo de não homogeneidade [que o núcleo não é uma massa uniforme] está em toda parte dentro do núcleo interno", disse Pang.

Estudos anteriores observaram apenas um único arranjo sísmico e apenas mediram parte do núcleo.
Isso levou Pang e outros pesquisadores a suspeitar que o núcleo não era tão uniforme quanto pensávamos, e este novo estudo fornece mais evidências de que é esse o caso. Os pesquisadores também indicaram que é possível que algum ferro líquido permaneça no centro do núcleo da Terra, e que ele continuará a esfriar e endurecer ao longo do tempo.

O núcleo metálico da Terra é responsável pelo campo magnético da Terra, que protege a Terra da maioria da radiação cósmica emitida pelo Sol.

Se o campo magnético não existisse ou fosse muito mais fraco, é pouco provável que a vida existiria na Terra, ou teria um aspecto muito diferente.

O Telescópio Espacial Hubble registrou a galáxia espiral ESO 415-19, que está localizada a 450 milhões de anos-luz - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2023