- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Tony Blair diz que China é vital para conflito na Ucrânia e critica política europeia ao Sul Global

© AFP 2023 / Charles McQuillanO ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair faz um discurso durante a gala de encerramento no castelo de Hillsborough no último dia de uma conferência para marcar o 25º aniversário do Acordo da Sexta-Feira Santa, em Belfast, em 19 de abril de 2023
O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair faz um discurso durante a gala de encerramento no castelo de Hillsborough no último dia de uma conferência para marcar o 25º aniversário do Acordo da Sexta-Feira Santa, em Belfast, em 19 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2023
Nos siga no
Para ex-premiê que assumiu a liderança britânica de 1997 a 2007, a boa relação entre Pequim e Moscou pode esvaziar uma escalada que leve a um conflito nuclear na Ucrânia. Ao mesmo tempo, Blair disse que os europeus são "lentos" e deveriam mudar sua política para o Sul Global.
O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, disse em entrevista ao Nikkei Asia que a aproximação da China com Moscou significa que há "motivos razoáveis ​​para se esperar" que a operação russa na Ucrânia não desencadeará uma terceira guerra mundial.
"Embora haja muitos problemas relacionados com o apoio da China à Rússia, o único benefício desse relacionamento próximo, que você pode ver na insistência chinesa para que a Rússia não usa armas nucleares, é que acho que a China não acredita que isso seja do seu interesse uma vez que isso pode deslizar para um conflito global", afirmou.
Para o ex-premiê, a China e sua relação com o Ocidente serão "a grande questão geopolítica do século XXI". Ter "guardas de proteção" no relacionamento para poder se envolver e evitar mal-entendidos também será importante, acrescentou.
Ele também disse não acreditar que Pequim entraria em Taiwan, observando que os Estados Unidos estão construindo alianças na região e deixando claro que uma invasão seria "extremamente difícil".
Prédio do Reichstag em Berlim, Alemanha (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2023
Panorama internacional
Estratégia ultrapassada faz Alemanha perder influência na África para Rússia e China, diz jornal
Ao mesmo tempo, Blair disse que o Ocidente deve cooperar melhor e elaborar uma "agenda adequada de soft power para o Sul Global".
"Somos muito lentos, muito burocráticos. Se você é o presidente de um desses países [do Sul Global] e precisa de uma estrada construída de A a B, você pede ajuda ao Ocidente e leva anos em negociações [...] nosso fracasso em fazer isso está deixando a China obter uma posição enorme nesses países", afirmou.
A mídia relembra que um momento decisivo do mandato de Blair foi sua decisão de aliar o Reino Unido aos Estados Unidos na invasão do Iraque, com o objetivo declarado de eliminar as armas de destruição em massa. No entanto, um inquérito oficial descobriu desde então que a inteligência usada para justificar a guerra era "falha" e que Blair exagerou a ameaça.
Caça Typhoon da Força Aérea britânica, no Iraque (foto de arquivo)  - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2021
Reino Unido usou caças e mísseis de cruzeiro no maior ataque aéreo em anos a terroristas no Iraque
Quando questionado se faria algo diferente, ele respondeu: "É sempre difícil voltar atrás. Mas sempre digo às pessoas que há muitas coisas que teríamos feito diferente. Mas ainda acho que, no final das contas, no Oriente Médio, a remoção de Saddam Hussein foi uma coisa importante a se fazer", complementou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала