- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chefe da CIA faz viagem secreta à Ucrânia para discutir planos de batalha e cessar-fogo, diz mídia

© AP Photo / Carolyn KasterAgência Central de Inteligência dos EUA (CIA na sigla em inglês)
Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA na sigla em inglês) - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2023
Nos siga no
Em uma viagem secreta à Ucrânia, o chefe da CIA William Burns alegadamente realizou conversações com autoridades do país sobre uma estratégia ambiciosa para retomar território da Rússia e iniciar negociações de cessar-fogo com Moscou até o final do ano.
Citando autoridades com informações sobre a visita do diretor da CIA, The Washington Post informou que Burns se encontrou durante sua viagem com o presidente ucraniano Vladimir Zelensky e os principais funcionários de inteligência da Ucrânia.
O objetivo da visita foi reafirmar o compromisso da administração Biden em compartilhar informações destinadas a ajudar a Ucrânia no conflito.

Autoridades ucranianas disseram ao diretor da CIA que pretendem mover sistemas de artilharia e de mísseis para mais perto da linha de fronteira da Crimeia e avançar para o leste da Ucrânia até o outono europeu. Em seguida, Kiev pretende iniciar negociações com Moscou pela primeira vez desde que elas foram interrompidas em março do ano passado, aponta a mídia, citando pessoas envolvidas no planejamento.

Um funcionário ucraniano disse ao jornal que "os EUA concordam que a Ucrânia deve entrar nas negociações a partir de uma posição forte".
Vladimir Zelensky (à esquerda) e Joe Biden (à direita), presidentes da Ucrânia e dos EUA, respectivamente, participam de encontro bilateral durante cúpula do G7 em Hiroshima, Japão, 21 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2023
Operação militar especial russa
Ocidente procura 'febrilmente' substituto para Zelensky e já tem candidatos, diz ex-premiê ucraniano
De acordo com a notícia, Kiev está sob uma pressão extraordinária dos aliados ocidentais que forneceram à Ucrânia bilhões de dólares em armamentos antes da contraofensiva.
Na terça-feira (27), o presidente russo Vladimir Putin disse que a Ucrânia perdeu 259 tanques e 780 veículos blindados desde o início de sua contraofensiva.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала