- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: Lula pode ser a chave para libertação de Assange porque ele 'sabe como construir consenso'

CC BY 2.0 / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião ministerial no Palácio do Planalto, Brasília, 15 de junho de 2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião ministerial no Palácio do Planalto, Brasília, 15 de junho de 2023  - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2023
Nos siga no
Cerca de 3.000 acadêmicos e líderes políticos estão pedindo ao presidente brasileiro Lula da Silva que conceda asilo político ao ciberativista australiano Julian Assange. Em um diálogo com a Sputnik, o cientista político Andrés del Río considerou que Lula é uma figura ouvida e consensual que pode trazer "novas oportunidades" para Assange.
Um grupo de professores, ex-ministros e sindicalistas assinou uma carta pedindo ao líder latino-americano que conceda asilo ao jornalista e fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que está detido no Reino Unido desde 2019 e pode ser extraditado para os Estados Unidos.
O jornalista pode pegar até 175 anos de prisão depois de ser alvo de várias acusações de espionagem pelo governo dos EUA por ter revelado informações confidenciais do governo que expunham as ações de Washington no Iraque e no Afeganistão.
O texto, assinado pelo ex-ministro da Saúde brasileiro José Gomes Temporão e pela ministra da cultura de Dilma Rousseff, Ana de Hollanda, pede ao presidente que adote "providências legais e diplomáticas no sentido do Brasil conceder, da forma mais ágil possível, asilo político" ao australiano o mais rápido possível.
Também assinada pelo músico Jaques Morelenbaum e pelo neurocientista Sidarta Ribeiro, a campanha pede que Lula "promova um esforço internacional junto a outros países – a começar pelos do BRICS e do G20 – com vista a obter a aceitação deste asilo político por parte do governo inglês", segundo o Globo.
Discurso no evento “Power Our Planet” em Paris, 22 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
Panorama internacional
Encontros e desencontros: a crítica brasileira à Europa no discurso de Lula em Paris
Em um diálogo com a Sputnik, Andrés del Río, doutor em Ciência Política e professor da Universidade Federal Fluminense, lembrou que o presidente do Brasil "sempre se expressou e se posicionou" sobre o caso Assange e reiterou "a necessidade de construir um apoio internacional e multissetorial em defesa do jornalista".
De fato, recentemente o presidente expressou sua preocupação com "a possibilidade iminente de extradição do jornalista", que ele reconheceu ter feito "um importante trabalho de denúncia de ações ilegítimas de um Estado contra outro".
No Twitter, o presidente brasileiro comentou que "sua prisão vai contra a defesa da democracia e da liberdade de imprensa", razão pela qual é importante mobilizar a comunidade internacional.
Anteriormente, em maio, o líder do Partido dos Trabalhadores (PT) descreveu como "vergonhoso" que o jornalista "esteja condenado a morrer na cadeia" e questionou as poucas ações promovidas pelo setor jornalístico para libertá-lo.
Manifestantes anti-Dilma passam na frente de uma bandeira do Brasil durante o ato de 17 de abril - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2023
Notícias do Brasil
Lula mantém posição de Bolsonaro ao manter sigilo sobre relatórios de junho de 2013, diz analista
Mesmo antes de iniciar seu mandato em novembro de 2022, o líder se reuniu com representantes do WikiLeaks e pediu que Assange "seja solto de sua injusta prisão".
Nesse contexto, del Río considerou que, embora "as possibilidades reais de asilo político para o jornalista e fundador do WikiLeaks ainda sejam desconhecidas", novas oportunidades estão se abrindo com um possível impulso de Lula da Silva.
"O presidente Lula sabe como construir apoio, construir consenso e também dar voz a setores que estavam calados, nas sombras. A liderança do presidente brasileiro pode trazer novas oportunidades em relação a este caso", expressou o analista.
O especialista também ressaltou que Lula "rompe com a monotonia" do caso Assange e "traz de volta ao jogo, na nova ordem internacional, a situação de injustiça de um jornalista e a liberdade de imprensa".

Nessa tarefa, Lula pode afirmar que é, neste momento, "uma das personalidades internacionais mais importantes do mundo" e "suas declarações são ouvidas pelas mais diversas personalidades e representantes de Estado".

Embora tenha enfatizado que sua posição pode lhe permitir "gerar transformações", ele garantiu que interceder no caso Assange "não é um processo simples", já que "diferentes ordens mundiais estão em jogo nesse caso".
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da França, Emmanuel Macron, após reunião no Palácio do Eliseu, em Paris, 23 de junho de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2023
Panorama internacional
Protecionismo da UE travestido de ambientalismo não interessa ao Brasil, diz analista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала